O Exorcismo de Emily Rose: Verdadeira história

O Exorcismo de Emily Rose foi um grande sucesso cinematográfico, que chamou muita atenção ao fazer uma abordagem com o slogan de “baseado em fatos reais”. A história em que o filme se embasou, vem de uma família alemã, que viu sua filha falecer após diversas tentativas de exorcismo e uma aparente possessão demoníaca. Este caso ficou conhecido mundialmente, após uma guerra ideológica, da medicina e racionalidade, contra a religião e a fé.

O Exorcismo de Emily Rose: verdadeira história

Anneliese Michel era uma típica garota alemã,extremamente religiosa e com uma conduta muito cristã, muito preocupada com sua imagem perante uma autoridade superior. Sua vida não chamava nenhuma atenção especial, até que na década de 70, alguns problemas psicológicos começaram a lhe ocorrer, de maneira muito misteriosa e estranha. Visto isso, um tratamento médico começou, mas Anneliese não se convencia de que qualquer intervenção da medicina poderia resolver seus problemas, até que certo ponto, já transtornada, apresentava gigantes repulsa a objetos de ligação religiosa ou até mesmo a locais sagrados.

Anneliese Michel - Verdadeira história
Foto de Anneliese Michel

Logo ela teve que ser internada, onde os médicos tentaram achar algum diagnóstico, sem sucesso no pouco tempo em que ela esteve em confinamento, onde pode-se comprovar que a mesma tinha epilepsia, algo que ficou evidente após diversas convulsões. Sem resposta convincente da medicina e ouvindo o apelo da filha, a família resolve procurar a igreja católica e solicitar que uma avaliação para um ritual de exorcismo fosse feita, surgindo então toda história que gira em O Exorcismo de Emily Rose.

O pedido de exorcismo inicialmente foi negado, visto que não era feito a muito tempo na região e que casos assim eram muito raros, porém o estado de Anneliese Michel piorou, já em casa, ela se alimentava de insetos, fazia suas necessidades pela casa e já não era mais a mesma garota de antigamente. Com isso, o padre Ernest Alt começou a acompanhar o caso e solicitou a permissão para o exorcismo de Anneliese Michel (ou como no filme, O Exorcismo de Emily Rose).

Anneliese Michel durante exorcismo
Anneliese Michel durante exorcismo

Durante um período do exorcismo, segundo relatos, Anneliese Michel afirmou estar possuída por 6 demônios, seriam eles: Lúcifer, caim, Judas, Nero, Hitler e o conhecido padre Fleischmann. Além desta possessão, Anneliese afirmou que teria tido um encontro com a Virgem Maria, que teria lhe proposto duas coisas, onde a garota poderia descansar em paz ou continuar naquela situação para provar a existência destes seres malignos (opção escolhida pela devota Anneliese).

O processo de exorcismo (retratado de forma um pouco diferente em O Exorcismo de Emily Rose, mas com embasamento na história real) foi muito doloroso para a garota, que não se alimentava nem se hidratava de maneira correta, além de se mutilar e causar diversas lesões a si mesmo. Em 1 de julho de 1976, Anneliese Michel se declarou livre dos demônios, vindo a falecer neste mesmo dia, com a causa da morte sendo de falência múltipla dos órgãos, em decorrência da falta de alimentação e hidratação adequada.

Após a morte da garota com 23 anos de idade, um grande julgamento aconteceu, onde os médicos afirmaram que a situação clínica da garota foi piorada no momento em que ela foi exposta ao ambiente religioso, onde começou a acreditar em suas alucinações e onde deixou de ter tratamento adequado com a junta médica.

Filme O Exorciso de Emily Rose
Trecho do filme

Os padres envolvidos no caso foram condenados, por negligência médica. Vale ressaltar que após a morte, uma freira afirmava que o corpo da garota estaria intacto, algo que provaria um ação sobrenatural em seu corpo, onde uma exumação foi feita, mas ninguém da família ou do clero, chegaram a ver o corpo, fotos e o relatório da exumação, onde todo o material desapareceu e a única afirmação por meio dos realizadores foi de que o corpo estava em estado de decomposição muito avançado.

Uma curiosidade, foi a de que o bispo que autorizou o exorcismo foi o mesmo que consagrou bispo o que hoje é o papa emérito Bento XVIJoseph Ratzinger.

No filme “O Exorcismo de Emily Rose” os nomes são mudados, o local também, que é transferido da Alemanha para os Estados Unidos, sendo a história original de Anneliese Michel apenas uma base para um desenvolvimento diferente em muitos pontos, masque serve para que se tenha uma noção básica do que foi vivido por esta família e também abra uma gigantesca discussão dos fatos que envolvem esse caso.

O Exorcismo de Emily Rose como filme, além de uma obra de suspense/terror com o objetivo de assustar, também é a base para um longe debate sobre os métodos católicos de tratarem seus casos e sobre como a medicina poderia ter ajudado em muitos casos em que o diagnóstico foi de possessão demoníaca e as vítimas infelizmente vieram a falecer.

Filme: O Exorcismo de Emily Rose

o exorcismo de emily rose

Sinopse O Exorcismo de Emily Rose: Emily Rose é uma garota da zona rural, que deixa sua cidade natal para cursar faculdade em uma grande cidade, porém lá começa a sofrer de diversos problemas misteriosos, que logo considera como uma possessão demoníaca, buscando ajuda de um padre local, que tenta salvá-la em um exorcismo, sem sucesso, onde a garota morre. Logo após, um grande processo é aberto e cabe a uma jovem advogada, declaradamente ateísta, defender os religiosos, mediante a grandes acontecimentos naturais e sobrenaturais, que colocarão em cheque sua displicência quanto a fé.

Ano de Lançamento: 2005
Elenco: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott Michael, Jennifer Carpenter, Joshua Close
Diretor: Scott Derrickson

Confira outros filmes e suas histórias reais:
A verdadeira história de O Exorcista
A verdadeira história de O Massacre da Serra-Elétrica
A verdadeira história de Sempre ao Seu Lado
A verdadeira história de À Procura da Felicidade

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *