Thanatomorphose: sinopse e onde assistir um dos filmes mais pesados da história

Thanatomorphose é um filme canadense de 2012 dirigido por Éric Falardeau. Foi sua estreia na direção. foi lançado pela primeira vez em 2 de outubro de 2012, na Espanha e foi exibido em vários festivais de cinema desde então, incluindo o Fantasia Film Festival. O nome é um substantivo francês que significa sinais visíveis da decomposição de um organismo, causada pela morte.

O filme explora o conceito do body-horror, trazendo para as telas imagens grotescas envolvendo vermes e decomposição. Sua trama gira em torno de uma jovem artista (Kayden Rose, em seu primeiro papel em um longa-metragem), que faz esculturas de argila. Ela mora sozinha em seu apartamento e vive uma maré de azar que afeta a sua vida tanto no amor quanto no trabalho. 

Descobrindo vários hematomas em seu corpo após uma noite de sexo selvagem, uma jovem fica chocada como, ao invés de se curar, seu corpo começa a apodrecer de dentro para fora. Ela enfrenta uma viagem assustadora e sangrenta em uma morte em vida, enquanto o seu corpo em putrefação começa a literalmente cair aos pedaços.

Para dar uma veracidade ímpar na produção foram chamados dois especialistas no que se refere a efeitos especiais asquerosos: David Scherer e Remy Couture. David já trabalhou fazendo efeitos especiais de filmes como Theatre Bizarre, 8 Wonderlan, Mirages, Last Caress e Jasper. Já Remy trabalhou em grandes produções hollywodianas como The Punisher (2004), A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008) e Death Race (2008).

Metáfora do apodrecimento e onde assistir

Thanatomorphose flerta com o espectador mais atento em um nível psicossomático. A vida da protagonista é tão vazia que, ao perder o foco de sua arte (talvez a única coisa que atraía a atenção das pessoas), ela entrega-se ao ostracismo e cria uma fantasia onde sua vida começa a definhar.

No decorrer de sua “decomposição” ela começa a criar novas peças de barro acopladas com alguns órgãos, tecidos e fluídos destituídos de seu próprio corpo, simbolizando claramente uma espécie de reconstrução do Ser.

Uma outra explicação seria que talvez a protagonista sofresse da Síndrome de Cotard (ou delírio niilista é uma rara desordem no qual a pessoa tem a crença de que já está morta, que não existe, que está apodrecendo e perdeu os órgãos internos) um estado avançado de depressão onde alguns dos doentes chegam a perceber o cheiro de sua carne em putrefação ou sentem como os vermes os estão devorando aos poucos.

O filme já conquistou diversos prêmios como o de “Melhor Filme” no Festival de Cine de Terror de Molins de Rei (uma província de Barcelona) em 2012 e na categoria “Melhor Maquiagem” no A Night of Horror: International Film Festival (Sidney, Austrália) em 2013.

Thanatomorphose pode ser assistido através do Google Play Filmes e não é recomendado a menores de 18 anos e pessoas sensíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.