5 filmes gore para conhecer o sub-gênero

Dentro do gênero terror (ou horror, se preferir), há uma subdivisão chamada de filmes gore. Embora não haja uma tradução apropriada para o português, esta pequena palavra quer dizer que se trata de filmes com extrema e explícita violência física.

 É comum em filmes do gênero conter membros decepados, tripas escorrendo e litros e mais litros de sangue jorrando. Muitas vezes, tudo isso é mostrado de uma maneira tão exagerada que se torna absurdo e cômico (neste caso, a denominação muda para splatter).

Obviamente, estas pequenas pérolas de sadismo não são apreciadas por todos. Geralmente, aqueles de estômago fraco fogem deste tipo de filme, devido ao seu pesadíssimo conteúdo visual. Porém, existem também grandes admiradores do gênero, que ajudaram a destacar diversos filmes ao longo dos tempos.

Diretores como Tobe Hooper, Clive Barker, John Carpenter e Sam Raimi foram nomes de destaque nesse meio, popularizando o estilo que foi batizado de body-horror, onde o sangue e vísceras tomam conta da tela, sem nenhuma pena do espectador, consolidando seu filmes na história do cinema.

Na lista abaixo, foram citados cinco filmes do gênero para aqueles que desejarem conhecer mais sobre. Ressaltando que os filmes NÃO SÃO RECOMENDADOS para pessoas sensíveis devido a seu conteúdo extremo.

Serras elétricas, ganchos, e armadilhas mortais: banho de sangue garantido

Os filmes da lista são considerados clássicos do gênero, pertencentes a diferentes fases do cinema através dos tempos, e chocaram a indústria e o público com a extrema violência de seu conteúdo.

  • O Massacre da Serra Elétrica (1974) – Tobe Hooper

No caminho para visitar o túmulo de seu avô, cinco jovens se perdem e mergulham em um pesadelo sem fim quando conhecem uma família de canibais. Os psicopatas atacam os forasteiros utilizando uma variedade de métodos brutais e sádicos.

  • Evil Dead – Uma Noite Aluncinante: A Morte do Demônio (1987) – Sam Raimi

Ashley e um grupo de amigos vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles.

  • Hellraiser – Renascido do Inferno (1987) – Clive Barker

Frank, um pervertido sexual, compra um cubo mágico e abre a porta de uma dimensão cheia de dor e tortura. Quando uma antiga amante se muda para sua casa, ele tenta convencê-la a ajudá-lo a voltar ao mundo dos vivos.

  • O Enigma de Outro Mundo (1982) – John Carpenter

No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, matando-o em seguida e espalhando o terror. O problema é descobrir quem é ser humano e quem é o possível alienígena.

  • Jogos Mortais (2004) – James Wan

Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações limítrofes em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.