Saiba por que A Pequena Sereia (2023) gerou polêmica e dislikes no Youtube

Prestes a chegar aos cinemas na próxima quinta-feira (25), o live-action de A Pequena Sereia foi alvo de polêmicas antes mesmo da estreia de seu trailer oficial. Por mais que uma parte da audiência tenha celebrado a representatividade, ainda há uma parte que optou por destilar ódio à produção.

O trailer oficial do novo filme vem sofrendo um bombardeio de dislikes no YouTube, acumulando mais de um milhão de reações negativas. Dentre estas reações, algumas pessoas defendem que a personagem do desenho animado original, de 1989, seria branca.

Vale lembrar que na adaptação atual, a personagem principal, a sereia Ariel, será vivida pela atriz e cantora negra Halle Bailey, que se tornou o principal alvo dos ataques. Usuários mal intencionados chegaram a ir ao Twitter e criar a hahstag #NotMyAriel.

Porém, isso não impediu o lançamento do filme, que conforme citado, também trouxe reações positivas por questão da representatividade. Ao mesmo tempo dos ataques, um vídeo viral circulou nas redes sociais trazendo reações de crianças negras ao trailer, sentindo-se felizes e se identificando com a atriz.

Bailey, em resposta às críticas online, contou à revista People que ela tem se concentrado no significado de interpretar a personagem, e não no ódio.

“Estou tão grata pelo que isso fará por todos os meninos e meninas pretos e pardos que se verão em mim. Se eu tivesse visto alguém como eu quando era mais jovem, acho que toda a minha perspectiva teria mudado”, afirmou a atriz.

Uma das discussões levantadas para defender a atriz reforçam o ponto de que A Pequena Sereia não se trata de uma adaptação de fatos históricos, mas sim de seres mitológicos que, portanto, não existem. Deste modo, ninguém poderia saber se uma sereia é branca ou negra.

Mais sobre A Pequena Sereia

Adaptação da animação de 1989, A Pequena Sereia conta a história de Ariel, uma princesa sereia que resgata um príncipe humano e acaba se apaixonando por ele. Para viver esse romance, ela decide abandonar seu reinado, e troca sua voz por pernas para viver na superfície.

Além de Halle Bailey como Ariel, o elenco também conta com nomes como Jonah Hauer-King como Príncipe Eric, Javier Bardem como Rei Tritão, Melissa McCarthy como Úrsula, e Jacob Tremblay como Linguado.

O filme estreia nos cinemas no dia 25 de maio. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.