Round 6 é k-drama? Entenda a classificação e o gênero

Recentemente, surgiu um debate no X (Twitter) se “Round 6” (2021-presente), um dos maiores sucessos da história da Netflix, é ou não é um “k-drama”. Mas afinal de contas, o que é exatamente um k-drama? Continua lendo que nós vamos te explicar pra você tirar a dúvida de uma vez por todas.

O que é um k-drama?

O nome é uma abreviação de Korean drama, que quer dizer “drama coreano”. Mas um k-drama não precisa ser necessariamente uma série de drama. Essas produções podem passar por diferentes gêneros, como ação, comédia, romance e até terror.

Para ser classificado como um k-drama, tem apenas um requisito: ser uma série de TV produzida e filmada na Coreia do Sul. “Round 6”, gravada e produzida no país asiático, é sim um k-drama.

Uma matéria de Collider explica as principais características dos k-dramas (o que não quer dizer que todo k-drama terá todas elas):

  • Comprometimento com suas histórias: mesmo as séries mais bem-humoradas ainda têm seus momentos sérios e dramáticos.
  • Narrativa com vários arcos: o mais comum é que o k-drama tenha vários pequenos arcos que contribuem para o desenvolvimento da narrativa.
  • Foco em personagens: mesmo em histórias de gênero, como de zumbi ou de tribunal, os k-dramas focam nos seus personagens como o principal modo como a história se move.
  • Tempo para os momentos dramáticos: esse tipo de produção costuma desacelerar sua trama para deixar os momentos emocionais terem mais peso nos personagens e no público.

“Round 6” é um dorama?

Outra questão que rendeu polêmica é se a série da Netflix pode ou não ser considerada um dorama. Apesar de k-drama e dorama serem muitas vezes usados como sinônimos, isso não é necessariamente correto.

Em primeiro lugar, um dorama não precisa ter sido produzido na Coreia do Sul. Inclusive, o formato se popularizou primeiro no Japão, segundo o site Jovem Nerd. Os doramas contam histórias com início-meio-e-fim, normalmente em apenas uma temporada. Eles focam em um grupo pequeno de personagens e não têm tantos núcleos. Comparando com os formatos brasileiros, um dorama é algo entre uma telenovela e uma minissérie.

Considerando essa definição, “Round 6” é um k-drama, mas não é um dorama.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.