Por que o TikTok removeu todas as músicas da Taylor Swift?

Recentemente, os fãs de Taylor Swift ficaram chocados ao descobrir que as músicas da cantora foram removidos do TikTok. Mas a loirinha não é a única artista a ter “saído” da plataforma. Nomes como Justin Bieber, Harry Styles, Adele e The Weeknd também não tem mais músicas no aplicativo. O motivo: um desacordo entre a gravadora Universal Music Group (UMG) com o TikTok.

Entenda a “briga” entre a gravadora Universal e o TikTok

A gravadora anunciou na última terça (30) que não iria renovar o acordo de licenciamento de conteúdo para a plataforma de mídia social. Em uma carta aberta publicada em seu site, a Universal explicou que o contrato com o TikTok expirou no dia 31 de janeiro e que, nas discussões para a renovação do acordo, eles vinham pressionando o aplicativo em três questões: “compensação adequada para nossos artistas e compositores, protegendo artistas humanos dos efeitos nocivos da IA e segurança online para os usuários do TikTok.”

Porém, um dos principais motivos destacados na carta é o compensação injusta para os artistas, algo que, de acordo com a gravadora, eles vem exigindo cada vez mais das empresas com quem eles firmam suas parcerias. Segundo o texto, mesmo com o TikTok sendo uma plataforma com crescimento super acelerado, com uma enorme base de usuários e muito conteúdo baseado em música, a plataforma chinesa corresponde a apenas 1% da receita da Universal.

“Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música.”

Universal Music Group em carta aberta

Em uma nota, o TikTok negou as acusações da Universal e declarou que a gravadora “colocou sua ganância acima dos interesses dos artistas” e chamou a carta de uma narrativa “falsa e retórica”. “O TikTok conseguiu chegar a acordos de ‘primeiro o artista’ com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”, afirma nota da plataforma chinesa, segundo o G1.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.