O Terminal: Friends ajudou Tom Hanks a aprender inglês no filme
Não é incomum vermos pessoas comentando que tiveram a ajuda de Friends para aprender inglês. A atriz cubana Ana de Armas (Ghosted) revelou que foi o caso dela em seu monólogo do SNL. E também é o caso de Viktor Navorski, o personagem de Tom Hanks no filme O Terminal (2004).
No longa dirigido por Steven Spielberg, Hanks interpreta um cidadão de um país fictício da Europa Oriental que está viajando para Nova York. Porém, seu país sofre um golpe de estado e fecha as fronteiras. Com seu passaporte invalidado, Viktor não consegue entrar nos Estados Unidos e acaba preso no aeroporto por meses.
Ele fala búlgaro e tem um conhecimento muito raso de inglês. Já que precisa morar no aeroporto nos EUA, o personagem precisa aprender a falar o idioma. Um cena do filme mostra ele adquirindo dois guias, um em uma língua que ele já sabe, e o outro em inglês, para comparar as palavras. O assunto dos guias é justamente a série Friends, fenômeno de audiência nos anos 90 e começo dos 2000. Confira o trecho:
Além de Hanks, o filme conta com Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), Catherine Zeta-Jones (Chicago), Diego Luna (Andor) e Zoë Saldaña (Avatar).
A produção teve uma boa bilheteria de quase US$220 milhões, com um orçamento de US$60 milhões. Já a recepção da crítica foi morna e o longa conta com 61% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Entre o público, o índice chega a 74%.
O Terminal foi inspirado em história real
O longa foi levemente inspirado na história do iraniano Mehran Karimi Nasseri. Ele ficou preso no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, em 1988, após ter seu visto de entrada negado por ser do Irã e seu certificado da ONU de refugiado ser roubado. Nasseri passou 18 anos morando no local após se declara apátrida, um cidadão sem nacionalidade reconhecida.
Ele faleceu no ano passado, aos 76 anos, no mesmo aeroporto. Segundo relatório de Associated Press (via Omelete), ele tinha voltado a morar no local.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.