O mais novo integrante do Foo Fighters, Josh Freese, já passou por diversas bandas renomadas. Muito requisitado como baterista substituto ou de estúdio, o músico acumula mais de 2500 gravações com sua assinatura. Entre elas, bandas como DEVO, A Perfect Circle, Avril Lavigne e Guns n’ Roses.
E quanto ao Guns n’ Roses, apesar de não possuir nenhum disco com seu nome na banda, a participação de Josh foi importante para manter a banda ativa, mesmo durante um período controverso, onde a banda lançou um de seus discos mais polêmicos.
Josh esteve na banda entre 1997 a 2000 e, em entrevista ao canal de Johnny Christ, o baixista do Avenged Sevenfold, revelou que foi contra a sua vontade, pois ele sabia que o Guns estaria “emperrado”.
“Trabalhei com o Guns N’ Roses por dois anos. Fiz um teste em outubro de 1997, meio contra minha vontade, mas consegui o trabalho. Fiquei com eles por dois anos em estúdio: 1998 e 1999”, revelou o baterista.
Apesar de ter saído apenas em 2008, época em que Josh já havia deixado a banda, Chinese Democracy chegou a ter sua primeira versão gravada ainda nos anos 2000, tendo inclusive a letra sua faixa título composta pelo baterista. Vale lembrar que o álbum estava sendo trabalhado desde 1996.
Porém, após sua saída, Bryan “Brain” Mantia chegou para ocupar as baquetas, e com isso, Axl decidiu regravar todas as músicas, para que o novo baterista pudesse se adequar melhor. Josh revelou que entendeu a necessidade e não se importava.
“[…] Acho que Axl queria que ele se sentisse parte da banda, então, ele regravou toda a bateria de ‘Chinese Democracy’. É ele no álbum. Ele toca exatamente o que eu havia gravado, o que está tudo bem, nem ligo para isso. Entendo o contexto de tudo aquilo”, afirmou.
Josh chegou a ser creditado por sua colaboração direta no disco quando uma das gravações originais foi utilizada como parte da trilha sonora do filme Fim dos Dias, de 1999. Trata-se de uma versão demo, que não chegou a ser relançada oficialmente em nenhum disco.
Nova turnê do Foo Fighters
A chegada de Josh Freese no Foo Fighters é um grande passo para a banda. Isso porque, após a triste morte de Taylor Hawkins, a banda fará suas primeiras apresentações ao vivo desde seus shows de tributo a Hawkins em Londres e Los Angeles em setembro de 2022.
A banda iniciou sua mais nova turnê na última quarta-feira (24), com um show realizado no Bank of New Hampshire Pavilion em Gilford, no estado de New Hampshire, que serviu também como a estreia oficial de Josh como o novo baterista.
Vale lembrar que o Brasil está incluído no retorno às turnês da banda, com uma apresentação confirmada no festival The Town.