Júpiter Maça: Biografia do músico será lançada nesta quarta

Assinada pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt, a biografia Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra (Plus Editora) repassa a trajetória do multifacetado cantor, compositor e multi-instrumentista Flávio Basso (1968-2015), músico gaúcho que integrou as bandas TNT e Cascavelletes e, em carreira solo, lançou discos com os pseudônimos Woody Apple, Júpiter Maçã e Jupiter Apple.

O livro, que será lançado nesta quarta-feira (5), traça a vida de Júpiter do nascimento à morte, passando por suas vitórias (uma irregular, porém cultuada carreira de rockstar – quase incomparável no Brasil) e tragédias (alcoolismo, paranoia, a morte precoce de seu único filho) com riqueza de detalhes, revelações e informações inéditas, e ainda farto material fotográfico (são, ao todo, quase 70 registros fotográficos, a maior parte raros ou inéditos).

Por meio de minuciosa pesquisa jornalística, realizada ao longo de quase três anos, os autores passam a limpo a obra do artista que em 2018 completaria 50 anos de idade. Para tanto, os autores consultaram um vasto material composto por jornais, revistas, fanzines, livros, blogs, sites, gravações de rádio, vídeos de acervos particulares ou disponíveis na Internet. Trata-se do primeiro lançamento da porto-alegrense Plus Editora.

O trabalho biográfico foi complementado com entrevistas concedidas por dezenas de pessoas próximas a Flávio Basso, como familiares, amigos, músicos e amantes. A pesquisa levantou também um enorme acervo iconográfico, a altura da complexidade deste artista mutante e prolífico, com fotografias, cartazes, panfletos e cartas, entre outros itens relativos a todas as fases de sua trajetória.

A foto da capa é da fotógrafa Fernanda Chemale e captura Flávio Basso no auge de sua juventude, aos 20 anos, nos Cascavelletes.  A arte do livro é assinada pelos artistas Guilherme Dable e Letícia Lopes.

“Construímos uma verdadeira teia de informações que parte do personagem principal e passam por diversos outros que, aparentemente, não têm ligação com Flávio Basso, deixando a condução da narrativa muito mais interessante e rica em conteúdo”, explica Cristiano Bastos, também autor dos livros Gauleses Irredutíveis e Julio Reny – Histórias de Amor & Morte).

Pedro Brandt complementa: “Encaramos Flávio Basso como uma das maiores figuras do rock brasileiro, não apenas por sua obra – criativa, plural e repleta de grandes canções, muitas delas possuidoras de um tremendo poder de comunicação –, mas por todas as histórias que o circundam”.

A pré-venda do livro Júpiter Maçã – A Efervescente Vida & Obra de Júpiter Maçã já está sendo feita no site da editora.

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

Tagua Tagua lança clipe de Preso no Amanhã

Após lançar Preso no Amanhã nas plataformas streaming, Tagua Tagua, projeto assinado por Felipe Puperi, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *