Eric Clapton faz apelo por show de Roger Waters acusado de antissemitismo

Roger Waters, o polêmico ex-integrante do Pink Floyd, sofreu uma série de cancelamentos de shows na Alemanha após ter sido acusado de antissemitismo. O cancelamento mais recente foi do show que o músico faria em Frankfurt, no dia 18 de maio.

Os cancelamentos vem ocorrendo devido às opiniões de Waters a respeito de Israel. O músico é conhecido por ser muito crítico ao país, além de fazer parte do movimento BDS (traduzido: Boicote, Desinvestimento e Sanções), que promove boicote em diversas esferas, inclusive cultural, a Israel.

Diante dessa situação, Waters entrou na Justiça e tomou medidas legais com seus advogados a fim de contornar o episódio. Além disso, desde o início do mês, uma petição no site Change.org criada pela comediante Katie Halper foi divulgada para impedir os cancelamentos.

Até o momento, o documento já conta com mais de 16 mil assinaturas, que incluem os nomes de personalidades conhecidas da música como Peter Gabriel, Tom Morello, Brian Eno e Robert Wyatt, além de Nick Mason, ex-colega de Waters no Pink Floyd.

Outro nome famoso surpreendente envolvido em defesa de Waters é Eric Clapton, que apesar das divergências políticas, também assinou a petição à favor do ex-Pink Floyd. Atores, jornalistas e cineastas participaram juntamente do abaixo-assinado.

Na petição, foi inserido um texto explicando e defendendo os posicionamentos do músico. A página afirma que o cantor condena o antissemitismo e o racismo e que luta por direitos humanos iguais em todo o mundo, por isso, assume uma posição crítica à Israel.

Roger Waters vs. Ucrânia

A briga com Israel está longe de ser a primeira desavença política de Waters, e muito menos a última. Em recente entrevista para a Rolling Stone, Roger revelou que estaria em uma “lista de morte” da Ucrânia por causa de suas intervenções na guerra que o país trava contra a Rússia.

As manifestações de Waters contra a Ucrânia o levaram a ter dois shows cancelados na Polônia. Por mais que nunca tenha sido esclarecido o real motivo do cancelamento, informações de bastidores expõe que posicionamentos do músico sobre o atual conflito na Ucrânia teriam influenciado.

1 comentário
  1. Avatar de Marcus
    Marcus Diz

    Êles, artistas, se acham deuses acima de todos…uma elite que acha que sua vale mais q de pessoas “comuns”…vivem seus mundinhos distantes da realidade do dia à dia. Ídolos de carne e osso? Tenho q rir…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.