A minissérie documental John Lennon: Assassinato Sem Julgamento vem dado o que falar entre o público e, principalmente, entre os fãs do ex-Beatle. Isso porque a produção é repleta de conteúdos inéditos, que incluem gravações exclusivas do assassino e até mesmo as últimas palavras de Lennon.
O documentário, que se propõe a investigar as circunstâncias do crime cometido por Mark David Chapman, conseguiu um depoimento exclusivo do concierge Jay Hastings, do edifício Dakota, onde o ídolo foi assassinado a tiros em 8 de dezembro de 1980.
“Ele passou correndo por mim e disse: ‘Levei um tiro’. Tinha sangue saindo de sua boca. Ele caiu no chão. Eu o virei de costas, tirei os óculos e coloquei-os sobre a mesa. Yoko estava gritando: ‘Chame uma ambulância, chame uma ambulância, chame uma ambulância!’”, relembrou Hastings.
O taxista Richard Peterson, que estava próximo ao local, também prestou seu testemunho à minissérie, uma vez que presenciou o momento. “[…] Eu estava olhando para ele pela janela da frente do meu táxi. De repente ele atirou. Esse cara acabou de atirar em John Lennon”, recordou.
Em entrevista à Folha, o codiretor e produtor executivo da minissérie, Rob Coldstream, revelou que a ideia era apresentar todas as perspectivas possíveis sobre o ocorrido da forma mais fiel o possível, dando voz à testemunhas que nem mesmo foram ouvidas na época.
“Nosso objetivo foi contar a história de forma completa. Para isso, fomos atrás de todos que tiveram alguma relação com o crime, de todas as pessoas que testemunharam o acontecimento, e descobrimos que algumas delas nunca tinham sido entrevistadas”, comentou Coldstream.
Mais sobre a série de John Lennon: quantidade de episódios e onde assistir
Dividida em três episódios de 40 minutos cada, a minissérie documental John Lennon: Assassinato sem Julgamento levou por volta de dois anos para ser produzida. Intitulados de “O Último Dia”, “A Investigação” e “O Julgamento”, os episódios relatam os acontecimentos de forma cronológica.
Narrada pelo vencedor do Emmy, Kiefer Sutherland, a série traz depoimentos inéditos de testemunhas oculares do crime e fotos nunca antes divulgadas. Além disso, a produção também apresenta conversas entre Mark Chapman e seus advogados, trazendo revelações inéditas do assassino.
Dirigida por Rob Coldstream e Nick Holt, John Lennon: Assassinato sem Julgamento vem sendo apontada como a análise mais bem feita da morte de ex-Beatle até agora. A série documental está disponível no catálogo da Apple TV+. Assista ao trailer: