Como era o verdadeiro Hachiko? Cachorro que inspirou Sempre Ao Seu Lado

Nesta segunda-feira (23), a Globo irá exibir (de novo) o filme “Sempre Ao Seu Lado” (2009), que sempre emociona os espectadores (pelo menos os que têm coração). O longa estrelado por Richard Gere é inspirado em uma história real que aconteceu no Japão.

A história real de “Sempre Ao Seu Lado”

Em 1924, o professor universitário Hidesaburo Ueno adquiriu o cachorro Hachiko, de apenas um ano de idade. Hachicko sempre acompanhava Ueno até a estação de Shibuya, onde o professor pegava o trem e ia para o trabalho. Às três da tarde, ele chegava na estação, onde encontrava Hachicko esperando por ele para que eles voltassem juntos para casa.

A rotina de Hackicko continuou assim por cerca de um ano. Infelizmente, em maio de 1925, Ueno sofreu uma hemorragia cerebral durante uma aula e acabou falecendo. Enquanto isso, na estação de trem, Hachicko continuava esperando pelo dono, que nunca mais voltou a descer do trem.

O cachorro foi doado para outra família, mas continuou voltando à estação diariamente para esperar por Ueno. Ele começou a chamar atenção das pessoas que passavam por lá, que sempre viam o animal sozinho no mesmo horário. Até os funcionários, que inicialmente tentavam fazer o cão ir embora, acabaram sendo conquistados por ele. Eles traziam comida para Hachicko e às vezes se sentavam ao lado dele, para fazer companhia.

Um ex-aluno de Ueno se interessou pela história e publicou vários artigos sobre a lealdade de Hackicko. Um deles foi publicado em um jornal em 1932, tornando a história do animal conhecida mundialmente.

Hachicko continuou voltando diariamente à estação de trem por nove anos e nove meses, até falecer em março de 1935, vítima de câncer, aos 11 anos. O cachorro foi cremado, e suas cinzas estão ao lado do túmulo de seu primeiro tutor, o professor Ueno.

A história inspirou o filme japonês de 1987 “Hachiko monogatari”. Anos depois, a história foi contada mais uma vez em “Sempre Ao Seu Lado”, tornando-se mundialmente conhecida.

Fonte: Mega Curioso.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.