As referências que você não percebeu em A Morte do Demônio: A Ascensão

A Morte do Demônio: A Ascensão adiciona mais um capítulo à franquia criada por Sam Raimi em 1981, sendo este o quinto filme da saga. Assim como o longa de 2013, o filme aposta em novos personagens, mas também investe em um novo cenário para a trama.

A principal ligação entre os filmes permanece sendo o Necronomicon Ex Mortis, conhecido como o livro dos mortos, que é capaz de trazer o mal em forma de demônios sanguinários que possuem as pessoas que estiverem em seu caminho, transformando-as nos terríveis “deadites”.

Mesmo assim, a mitologia criada pela franquia é muito rica, e o filme não deixa de fazer algumas referências aos anteriores, mesmo que de formas mais discretas. Seja em elementos em tela ou em nomes de personagens, estas são algumas das referências presentes no novo longa.

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.

  • O retorno de Ash Williams?

Quando A Morte do Demônio: A Ascensão foi anunciado, esperava-se pelo menos uma ponta de Bruce Campbell no papel de Ash Williams, o protagonista da trilogia original. Porém, Campbell se aposentou do personagem desde 2018, após o cancelamento da série Ash Vs. Evil Dead.

Mesmo assim, o ator está envolvido no filme, produzindo-o ao lado do criador da franquia Sam Raimi. Porém, conforme revelado pelo próprio diretor Lee Cronin, Bruce também teve sua parcela de atuação, dando voz à um padre que gravou os feitiços kandarianos em um disco de vinil.

image 182
Bruce Campbell como Ash Williams
  • A motosserra e a escopeta

Apesar de não ser uma referência tão clara para quem não conhece a franquia, os fãs ficarão satisfeitos ao ver dois elementos essenciais para a saga A Morte do Demônio. A motosserra e a escopeta (apelidada de “boomstick”) estão presentes na trama e são úteis aos sobreviventes durante o pandemônio.

image 181
  • O demônio da steadicam

Outra referência sutil, mas que não pode faltar em um filme da franquia é a marca registrada de Sam Raimi: a famosa steadicam que representa a manifestação do mal. Além disso, o filme conta com diversos enquadramentos criativos tais como os clássicos da franquia.

image 183
  • A cena do porão

A clássica cena da criatura presa no porão, presente nos dois primeiros capítulos da franquia e reprisada no filme de 2013 também fez sua aparição no novo filme. Mas desta vez, a cena é reproduzida em “outro ângulo”, com a porta do apartamento assumindo o papel do alçapão.

image 184
  • Nomes dos personagens

Talvez uma das referências mais sutis, mas muitos personagens tem nomes que reverenciam outros personagens, atores e atrizes que fizeram parte da história da franquia. Ellie e Beth vividas por Alyssa Sutherland e Lilly Sullivan, por exemplo, são homenagens à Ellen Sandweiss (The Evil Dead, 1981) e Embeth Davidtz (Army Of Darkness, 1992).

Outros nomes incluem Danny (Dan Hicks, Evil Dead 2), Bridget e Sr.Fonda (Bridget Fonda, Army Of Darkness), Kassie (Kassie Wesley DePaiva, Evil Dead 2), Teresa (Theresa Tilly, The Evil Dead), Jessica (Jessica Lucas, Evil Dead – 2013) e Bruce, referenciando Bruce Campbell, claro.

Mais sobre A Morte do Demônio: A Ascensão

No mais novo capítulo da franquia Evil Dead, acompanhamos o reencontro das irmãs Ellie e Beth após muito tempo afastadas. Mas a reconciliação das irmãs acaba sendo interrompida por um terremoto que atinge Los Angeles.

Em consequência, um buraco se abre no prédio, revelando um local que esconde um terrível segredo: uma cripta onde o Livro dos Mortos, Necronomicon Ex Mortis, estava escondido. Quando o livro é aberto e o disco que continha suas passagens é tocado, o mal retorna novamente.

Cabe aos sobreviventes lutarem por suas vidas contra demônios sedentos por sangue, que farão tudo o que for possível para devorar cada vez mais almas enquanto estiverem no plano terreno.

A Morte do Demônio: A Ascensão segue em cartaz nos cinemas. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.