4 detalhes que só adultos perceberam em “Barbie”

Muito além de um filme sobre a mais famosa boneca da Mattel, Barbie é um fenômeno nos cinemas, trazendo uma trama recheada de metalinguagem, críticas e referências que agregaram ainda mais ao longa, auxiliando o alcance de sua popularidade.

E por falar em referências, Barbie é repleto de easter eggs em sua história, que vão de referências a outros filmes, trajes e estilos descontinuados e até mesmo linhas de brinquedos que já fizeram parte da coleção da famosa boneca, o que geram diversas piadas visuais.

Muitas destas referências, presentes no roteiro crítico e criativo escrito pela diretora Greta Gerwig e pelo cineasta Noah Baumbach, podem acabar passando despercebidas por espectadores mais jovens, mas são claras para adultos, e podem engrandecer ainda mais a experiência com o filme. Conheça quatro delas abaixo.

  • Barbie: Uma Odisséia na Barbielândia

A cena de introdução do filme, que mostra a primeira Barbie, vivida por Margot Robbie, em seus trajes tradicionais, faz uma clara referência a 2001 — Uma Odisseia no Espaço, o clássico da ficção científica dirigido por Stanley Kubrick.

image 47
  • Ken”Sugar Daddy”

Em um breve momento, na casa da Barbie estranha, é possível conhecer alguns brinquedos descartados pela Mattel. Entre eles, o personagem Ken “Sugar Daddy” é apresentado, mas seu nome se dá justamente por ele ser pai de um cachorrinho chamado Sugar. Mas a piada faz sentido para adultos.

  • Growing Up Skipper

Apesar de não aparecer diretamente no longa, Skipper, uma das irmãs de Barbie, é referenciada duas vezes no filme: a primeira acontece quando Will Ferrell, que interpreta o CEO da Mattel, explica que a boneca foi uma das primeiras a fugir da Barbielândia e causar problemas no mundo real.

Já a segunda referência acontece também na casa da Barbie estranha, onde a atriz Hannah Khalique-Brown interpreta a versão da boneca conhecida como “Growing Up Skipper”, cujo os seios cresciam utilizando uma alavanca em seu braço. O modelo foi descontinuado pela controvérsia.

image 50
Hannah Khalique-Brown, intérprete de uma das versões de Skipper
  • Midge, a “Barbie grávida”

Talvez a referência mais óbvia aos modelos controversos descontinuados pela Mattel, a boneca Midge, conhecida como a “Barbie grávida”, que foi interpretada pela cineasta Emerald Fennell, saiu de circulação em 2002, pois pais que acreditavam que a boneca promovia a gravidez na adolescência.

Mais sobre Barbie: sinopse, elenco e trailer

A boneca mais famosa do mundo, Barbie, começa a passar por uma crise existencial que a faz não se sentir mais “perfeita” para a Barbielândia. Com isso, ela precisa ir ao mundo real entender como pode resolver seus problemas, o que desencadeia ainda mais questionamentos para a boneca.

O elenco do filme conta com grandes nomes como Margot Robbie e Ryan Gosling nos papéis de Barbie e Ken, assim como Emerald Fennell, Emma Mackey, Will Ferrell, Michael Cera, Simu Liu, Kate McKinnon, Hari Nef, America Ferrera, Ncuti Gatwa, Issa Rae, Alexandra Shipp, Sharon Rooney e Rhea Perlman.

Barbie chegou aos cinemas no dia 20 de julho e permanece em cartaz, conquistando marcas impressionantes de bilheteria. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.