Arrecadando mais de US$ 360 milhões nas bilheterias, o filme Wicked não só se consolidou como a mais bem-sucedida adaptação de um musical da Broadway, como ainda pode ser considerado oficialmente um dos maiores sucessos de 2024 por conta de seu desepenho em grande parte do mundo.
Entretanto, o longa de Jon M. Chu enfrentou problemas no Oriente Médio. Mais especificamente, Wicked acabou sendo removido dos cinemas do Kuwait, localizado no Golfo Pérsico, na véspera de seu lançamento local, de acordo com uma matéria da Variety.
Embora os motivos não tenham sido especificados, meios de comunicação do país especulam que a decisão tenha sido motivada por conta do elenco do aclamado filme, uma vez que a Universal Pictures reuniu diversos integrantes LGBTQIAPN+ em sua equipe.
No quesito de censura cinematográfica, o Kuwait se tornou o mais rigoroso de sua região. Vale lembrar que, anteriormente, em 2023, o filme Barbie também foi proibido de estrear no país. Antes disso, o terror Fale Comigo, de 2022 acabou sendo banido por incluir um ator trans no elenco.
Mais sobre Wicked: trama e elenco do filme
Elphaba é uma jovem bruxa que, por conta de sua pele verda e por não conseguir dominar seus poderes, é constantemente incompreendida pelas pessoas. Mas quando ela consegue uma oportunidade para ingressar na Universidade Shiz, sua vida passa por uma grande mudança.
No local, ela conhece Glinda, uma jovem popular e ambiciosa que tem tudo o que quer, mas ainda não conhece sua verdadeira alma. Apesar de suas personalidades conflitantes, elas se tornam amigas e, juntas, viverão uma grande aventura no mágico Reino de Oz.
O elenco do filme conta com nomes como Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Peter Dinklage, Marissa Bode, Keala Settle, entre outros. Wicked está em cartaz nos cinemas nacionais. Assista ao trailer: