Em 2011, chegou aos cinemas o filme “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”, que trouxe para as telonas o quinto filme de uma das franquias mais amadas das últimas duas décadas. A produção contou com o retorno de Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster reprisando os papéis principais, ao lado de um elenco recheado de atores que também tinham participado da saga e novidades, como no caso de Dwayne “The Rock” Johnson, ator que conquistou um espaço importante na franquia.
Na trama, começamos vendo Brian O’Conner e Mia Toretto libertando Dom da prisão, para que ele possa fugir das autoridades. O casal também precisa de um refúgio e encontram na cidade do Rio de Janeiro o esconderijo perfeito. Chegando no local, Vince (Matt Schulze), propõe um negócio para conseguirem dinheiro, que de acordo com ele, será uma tarefa simples, que envolve roubo de carros.
Nesse meio tempo, Dom reaparece e muda o plano do grupo. Eles roubam os carros e descobrem que dentro deles existe um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reis (Joaquim de Almeida), incluindo onde guarda uma quantia milionária. Para encontrarem o dinheiro, eles contarão com a equipe de elite de pilotos, enquanto enfrentam as autoridades locais.
Qual foi o local de gravação de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio?
Como dito acima, a cidade ambientada para a construção da narrativa foi a cidade do Rio de Janeiro, mas as filmagens não ocorreram no nosso país. Na época do desenvolvimento do quinto filme, os produtores tinham intenção de gravar na capital carioca, mas o governo porto-riquenho ofereceu incentivos fiscais no total de quase US$ 11 milhões, para que usassem Porto Rico como forma de representar o Rio de Janeiro.
Apesar disso, o diretor Justin Lin mandou que os atores viessem para o Brasil, pois achou importante que eles entendessem a área de ação das cenas e tivessem contato com a cultura, com intuito de apresentar autenticidade no filme. Com isso, foram feitas cenas em diversos pontos da cidade, mostrando os principais cartões postais como Morro do Pão de Açúcar, Forte de Copacabana, Praia de Ipanema, a Favela Santa Marta e o monumento Cristo Redentor.