Tim Maia e Ed Motta: grau de parentesco, polêmicas e influência

Ed Motta é considerado um grande nome do Soul e Blues do Brasil. Cantor, compositor e produtor musical, Motta teve sua voz reconhecida como a 39ª maior voz da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. Além disso, diversos sucessos marcaram sua trajetória, tanto por seus discos em si quanto músicas feitas para grandes obras do cinema, principalmente filmes feitos pela Walt Disney Pictures.

Filmes como Tarzan e A Nova Onda do Imperador receberam músicas de Motta e conquistaram o apreço do público de forma arrebatadora. O autor e intérprete de músicas como Fora da Lei e Colombina estendeu ainda mais sua notoriedade por seu imenso talento, criando músicas marcantes para os filmes.

Porém, o nome de Ed Motta não é lembrado só por seu talento, mas também por polêmicas. No começo do ano, por exemplo, Motta ganhou os holofotes durante uma live, onde atacou Raul Seixas, chamando-o de “sem caráter” e “musicalmente ruim”, além de insultar fãs de Rock. O cantor pediu desculpas pelo ocorrido, principalmente direcionada à família e amigos de Raul, mas o ocorrido reverberou bastante.

Antes disso, Motta já vinha colecionando polêmicas, como da vez que criticou os cantores Ivete Sangalo e Criolo, escolhidos para uma série de shows em homenagem a Tim Maia. Em 2015, o cantor postou em seu perfil em uma rede social uma mensagem em que dizia que se comunicaria apenas em inglês durante uma turnê atenderia aos pedidos dos fãs brasileiros que quisessem ouvir sucessos cantados em português, como a clássica Manuel.

A relação com o tio, Tim Maia

Sobrinho de Tim Maia, Motta contou que no início da carreira o parentesco com o cantor o ajudou a abrir portas, pois “as pessoas tinham curiosidade de saber quem era o sobrinho do Tim Maia”.

Porém, segundo o prório Motta, Tim nunca teve nenhuma influência sobre sua carreira, nenhuma participação. Destacou inclusive que os dois nunca chegaram a cantar juntos. “Como compositor, como músico, o Cassiano foi uma coisa que me influenciou mais – ele é mais Stevie Wonder e meu tio (Tim Maia) era mais James Brown”

O mais próximo de uma parceria Maia e Motta foi quando Ed Motta se apresentou junto de seu primo, Leo Maia, o filho de Tim. A ideia por trás da união era trazer um show que conseguisse reunir um repertório com os maiores sucessos de Ed, Manuel, Colombina, Fora da Lei, Espaço na Van, e Leo trazendo uma pegada rock in roll com Doidão, Ficar Nu, Cidadão do Bem e a balada História de Amor.

O último disco lançado pelo cantor foi Criterion of the Senses, de 2018.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.