Som da Liberdade: sinopse, trailer e data de estreia no Brasil
Um dos sucessos mais inesperados de 2023, Som da Liberdade tem data para chegar ao Brasil. O longa estreou nos Estados Unidos no feriado do 4 de Julho e tornou-se um símbolo dos Republicanos e de movimentos de direita ao retratar a história de Tim Ballard, fundador e ex-CEO da organização Operation Underground Railroad.
Na trama, acompanhamos a história do agente da organização que busca combater o tráfico sexual de crianças em diversos países da América do Sul. No longa, vemos ações da OUR em Honduras e na Colômbia, enquanto Jim Caviezel interpreta o protagonista.
Quase três meses depois, Som da Liberdade irá estrear nos cinemas brasileiros. O filme será lançado nesta quinta-feira, dia 21 de setembro. Como promoção, a Paris Filmes divulgou um trailer nacional do longa, confira.
Som da Liberdade: filme gerou polêmicas ao redor do mundo
Desde que foi lançado, Som da Liberdade tornou-se um símbolo da política de extrema-direita nos Estados Unidos. O longa foi exaltado por personalidades como Elon Musk, Mel Gibson e Donald Trump e conquistou uma bilheteria de US$210 milhões.
No entanto, tanto Tim Ballard, agente que inspirou o filme, como seu intérprete, Jim Caviezel, estiveram associados ao movimento QAnon ao longo dos últimos anos. De acordo com a organização conspiratória, a esquerda financia uma rede secreta que realiza tráfico de crianças e as utiliza em diversas situações, desde tráfico sexual até rituais satânicos.
Nesta semana, Tim Ballard foi acusado por sete mulheres de má conduta sexual, de acordo com uma matéria publicada pela Vice. As acusações detalham as ações do agente em meio às missões da OUR em diversos países. As vítimas afirmam que Ballard as coagia a tomar banho e dormir com ele, além de ter enviado fotos nu para uma das acusadoras.