Som da Liberdade: a história real que inspirou o filme

Um dos filmes mais polêmicos de 2023, “Som da Liberdade“, longa que fala do problema do tráfico infantil e da exploração de crianças, é inspirado na vida de Tim Ballard. Ele fundou a Operation Underground Railroad (OUR), uma organização para combater o tráfico de crianças em 2013.

Porém, a imagem de Ballard, até então visto como um herói para boa parte do olhar público, está mudando radicalmente. Em junho deste ano, ele renunciou ao seu cargo na OUR, e foi iniciada uma investigação para apurar denúncias de má conduta sexual por parte de Ballard envolvendo sete mulheres.

tim ballard som da liberdade
Foto: reprodução/The Hollywood Reporter

Segundo uma matéria da Vice, o ativista teria chamado essas mulheres para fingirem ser suas esposas durante missões de resgate de vítimas de tráfico sexual. Os relatos são de que ele teria usado essa situação para coagir elas em situações como dividir a cama ou tomarem banho juntos, dizendo que era necessário para enganar criminosos. Uma das mulheres alega que ele lhe enviou uma foto apenas com roupa de baixo sem autorização.

As fontes pediram para ficar anônimas por temerem retaliações por denunciarem Ballard.

Um representante da OUR declarou ao Vice: “OUR é dedicada a combater abuso sexual, e não tolera assédio sexual ou discriminação por ninguém nesta organização”.

Som da Liberdade

Escrito e dirigido por Alejandro Gómez Monteverde (“Little Boy – Além do Impossível”), o filme conta a história de um ex-agente do governo estadunidense interpretado por Jim Caviezel (“A Paixão de Cristo”) que trabalha para resgatar crianças de um rede de tráfico infantil.

Produzido pelo estúdio independente Angel Studios (“The Chosen”), “Som da Liberdade” conseguiu resultados impressionantes de bilheteria, arrecadando US$ 210,5 milhões com um orçamento de US$ 14,5 milhões. O filme chega ao Brasil com distribuição da Paris Filmes nesta quinta (21).

Antes mesmo das denúncias contra Ballard, o filme já era envolto em polêmicas por receber apoio de figuras políticas conservadoras de direita dos EUA e por render comparações com teorias da conspiração.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.