Sete Anos no Tibet é baseado em história real? A verdade por trás do filme

Neste sábado (27), a TV Globo vai exibir o filme Sete Anos no Tibet, estrelado por Brad Pitt em 1997, que conta a história de um alpinista austríaco chamado Heinrich Harrer que, após fugir da prisão, decide se esconder no Tibet, onde conhece o Dalai Lama e se torna seu confidente.

O que pouco se sabe é que o filme é inspirado na história do verdadeiro Heinrich Harrer, com base em sua autobiografia, onde ele narrou sua intrigante história. E de modo geral, Sete Anos no Tibet consegue adaptar bem a história em tela, apresentando diversos detalhes sobre o verdadeiro alpinista.

Dirigido por Jean-Jacques Annaud, o longa também possui suas liberdades artísticas, dando ao personagem uma trama familiar. Contudo, nem mesmo seu livro de memórias narrou tudo o que Harrer já passou, tornando a vida de Harrer ainda mais repleta de diversos mistérios.

Além disso, Sete Anos no Tibet também não se aprofunda sobre o passado de Harrer na Alemanha, e seu vínculo com a SS depois que Hitler anexou a Áustria em 1938. Mas vale destacar que, apesar da polêmica, foi comprovado que o homem não estava envolvido em política e nunca cometeu nenhum crime de guerra.

Harrer dedicou a sua vida aos direitos humanos e à independência do Tibet após o fim da Segunda Guerra, e conforme mostrado no filme, sua amizade com Dalai Lama de fato foi importante para seu amadurecimento como pessoa.

Trama, elenco e onde assistir Sete Anos no Tibet

Em busca de glória, o alpinista austríaco Heinrich Harrer resolve deixar sua família para escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Mas conforme a Segunda Guerra Mundial avança, o conflito se intensifica entre a Alemanha e a Inglaterra, e Harrer acaba preso quando chega ao solo inglês.

Após várias tentativas de fuga, ele finalmente consegue escapar ao lado de Peter Aufschnaiter para a cidade de Lhasa, no Tibet. No local, Harrer tem a chance de mudar de vida definitivamente, pois além de ter contato com uma nova cultura, ele se torna o confidente do Dalai Lama.

Além de Brad Pitt, o elenco do filme também conta com nomes como David Thewlis, Jamyang Jamtsho Wangchuk, Lhakpa Tsamchoe, Dorjee Tsering, BD Wong, Ingeborga Dapkunaite, Sonam Wangchuk, entre outros. Sete Anos no Tibet está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.