Série copiou The Big Bang Theory, mas não pode ser processada

Criada por Chuck Lore para a CBS em 2007, a série The Big Bang Theory certamente está entre as mais populares produções de comédia de todos os tempos, que mesmo sendo simples, se estendeu por pelo menos 12 temporadas. Mas apesar do sucesso, sabe-se que o formato da série é facilmente replicável.

E como “nada se cria, tudo se copia”, de fato isso aconteceu com a produção, que em 2009, ganhou uma “versão não-oficial” na Bielorrúsia intitulada The Theorists, que apresentava uma narrativa extremamente parecida com a criação de Lore, além da caracterização dos personagens.

Quando a série foi descoberta, Lore posteriormente declarou insatisfação com o ocorrido, mas ele não teria como agir juridicamente contra The Theorists. Por isso, em 2010, utilizou as Vanity Cards – cartas exibidas após os episódios – para explicar o que estava acontecendo.

“A Bielorrússia tem (…) sobre uma próspera indústria de produção de TV. Um dos sucessos mais recentes é uma sitcom sobre quatro cientistas nerds que moram ao lado de uma bela garçonete loira. Os personagens são chamados de Sheldon, Leo, Howard, Raj e Natasha, e a série é intitulada ‘The Theorists’. Cada episódio começa com uma montagem acelerada de imagens que nos leva dos primórdios dos tempos até o presente. De acordo com esse tema, a montagem é acompanhada pelo que é provavelmente a pior peça da música pop desde o início dos tempos. E, finalmente, cada episódio parece ser uma tradução russa de um episódio de ‘The Big Bang Theory. Quando levamos isso ao conhecimento do departamento jurídico da Warner Bros., fomos informados de que era quase impossível processar por violação de direitos autorais na Bielorrússia porque a produtora de TV que nos rouba é de propriedade e operada pelo governo bielorrusso. Como não tenho outra opção, espero que essa carta de vaidade seja lida pelas pessoas que fazem ‘The Theorists’ e que, atormentadas pela culpa, desmoronem (…)”.

Quando o criador finalmente expôs a situação, o elenco da produção bielorrussa explicou não saber que The Theorists não tinha permissão legal para adaptar a produção original, e decidiram abandonar o programa, levando ao cancelamento do mesmo. Ainda assim, é possível encontrar alguns episódios disponíveis no YouTube. Confira:

Mais sobre The Big Bang Theory: trama, elenco e onde assistir à série original

Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter são dois brilhantes físicos que começam a dividir o mesmo apartamento. Juntos, eles fazem parte de um grupo de amigos viciados na cultura nerd, que preferem jogar videogames ou jogos de tabuleiro do que ir à bares ou baladas.

Mas tudo muda quando Penny, uma linda mulher, se muda para o apartamento da frente. Totalmente desconectada do mundo científico, a moça é uma chance dos nerds se conectarem com uma vida a que estão totalmente alheios e viverem novas experiências diariamente.

O elenco da série conta com nomes como Johnny Galecki, Jim Parsons, Kaley Cuoco, Simon Helberg, Kunal Nayyar, Mayim Bialik, Melissa Rauch, Sara Gilbert, entre outros. The Big Bang Theory está disponível no catálogo da Max.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.