A saga dos mortos de Romero – Parte 3
Confira uma matéria muito especial, com a terceira edição de “A saga dos mortos de Romero”, que homenageia o grande diretor do gênero, que encantou os fãs com suas grandes obras e contribuição incomparável para a história do terror. Para a terceira edição, trazemos O Dia dos Mortos (Day Of The Dead), de 1985.
Confira também:
O Dia dos mortos (1985) – Colapso da sociedade.
Terceira parte da matéria sobre os zumbis de Romero. Hoje O dia dos mortos (1985).
Sinopse:Um grupo de sobreviventes entre eles soldados e cientistas, vivem em um abrigo subterrâneo depois da terra ser dominada por zumbis. Com os recursos de alimentos, munição e medicamentos acabando, resta ao grupo chegar a um local inacessível rodeado de zumbis e descobrir como combatê-los. Para tentar entender como essas criaturas são, Drº Logan faz seus experimentos sádicos e nada convencionais. Isso acaba colocando humanos e zumbis em uma batalha pela sobrevivência com cada qual lutando pelo seu espaço.
Militares e cientistas
Óbvio, isso não poderia faltar: militares e cientistas, afinal Romero tem que expor de algum modo sua critica. Era início da Guerra Fria, EUA e URSS na corrida armamentista e o medo se instalava pela tensão. Caso “alguém” apertasse um botão, e isso era muito comum se dizer na época, uma potencia poderia acabar com a outra.
Romero tentou neste, que na minha opinião, é o mais político de toda a saga, mostrar como as pessoas viveriam caso esse simples apertar de botão, realmente acontecesse: Bunkers, escassez de comida, água e medicamentos. Seria esse o futuro da vida americana.
Um personagem muito importante no filme é Bub interpretado por Sherman Howard, um zumbi com certa capacidade cognitiva e com um pouco de humanidade. Dentro dos experimentos Bub se torna muito útil e até um pouco sociável, muitas vezes acaba tendo “memórias” de sua vida pregressa.
Como é de se esperar o caos toma conta da vida que até então era segura. Drº Logan “a la” Josef Menguele, surta em suas experiências colocando a aparente segurança dos moradores do bunker em risco de vida.
Curiosidades
– Greg Nicotero, maquiador do seriado The walking dead, assina a maquiagem do longa e ainda faz uma participação no filme como o Pvt. Johnson.
– Este é o primeiro filme da saga, onde zumbis aparecem apodrecidos, antes apenas tinham um tom azulado.
-Romero faz uma pequena participação como zumbi na cena do banquete final onde ele aparece empurrando uma carroça.
– O local das filmagens não é um cenário, é uma mina desativada em Pittsburgh.
-O orçamento do filme foi de 3,5 milhões de dólares.
– Stan Hutchinson escreveu a história em quadrinhos de 24 páginas Day of the Dead: Desertion, na qual foi lançada exclusivamente para celebrar o aniversário de 25 anos do filme.
– Tom Savini também aparece como motoqueiro e o zumbi que quebra a janela do caminhão.
– O “Flying boy”, cujo personagem, na verdade se chama Stephen, no Brasil, por alguma razão misteriosa foi apelidado de Tarzan (hã!!!).
– As crianças zumbis, que atacam Peter, são sobrinhos do Savini, Donna e Mike.
– Todos os figurantes que interpretaram zumbis ganharam 20 dólares e uma camiseta com o título do filme.
– Existe um final alternativo nunca antes exibido onde Peter e Fran cometem suicídio.
– O filme ganhou uma classificação X como nos filmes pornôs, devido à extrema violência.