Inegavelmente, a eterna Rita Lee, que faleceu na última segunda-feira (8), é uma grande influência para a música, nacional e internacional. Considerada uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, seu talento atravessou diversas fronteiras ao redor de todo o mundo.
Muitos astros e estrelas da música internacional tinham grande admiração pela cantora, entre elas, um dos grandes nomes do pop: Rihanna. Em entrevista ao Fantástico em 2012, a diva declarou ter uma grande admiração por Rita e revelou o desejo de trabalhar com a rainha do rock nacional.
Ao ser questionada se tinha vontade de colaborar com algum artista brasileiro, Rihanna respondeu positivamente: “Sim, uma cantora que tem o cabelo vermelho”. Questionada se era Rita Lee, Rihanna confirmou: “Isso, curti o som dela”.
Durante o programa, Rita também foi entrevistada, e ao ser informada que a diva pop havia a elogiado, ela também demonstrou carinho com muita reciprocidade à Rihanna.
“Conheço, nossa, eu adorei. E eu gostei tanto, que eu ficava ouvindo e quando minha neta veio eu coloquei e falei: essa dai é boa”, declarou Rita Lee.
Infelizmente, a parceria entre as artistas nunca chegou a acontecer. Mas a reverência de uma artista do tamanho de Rihanna ao trabalho de Rita Lee mostra que a música brasileira segue sendo muito poderosa e reconhecida no exterior.
O adeus à Rita Lee
Na última terça-feira (9), o comunicado sobre o falecimento de Rita Lee foi publicado pela família nas redes sociais da artista. Considerada a “rainha do rock brasileiro”, Rita deixa três filhos, João, Beto e Antônio, e o músico Roberto de Carvalho, seu grande parceiro de vida e na música.
Desde 2021, Rita vinha tratando de um câncer de pulmão, que pode ter sido um dos fatores para seu falecimento. Mesmo assim, a artista nunca deixou sua irreverência de lado, ressuscitando inclusive uma suposta “profecia” sobre sua morte.
Um usuário do Twitter resgatou um trecho da autobiografia de Rita, em que ela fala sobre como as pessoas irão reagir à notícia de sua morte com a irreverência e o humor que sempre foram típicos da artista.
Rita recebeu homenagens de diversas personalidades da mídia, desde cantores à políticos e, inclusive, foi confirmado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que a cantora terá seu nome em uma praça.