Ranking dos 3 filmes de Duna: do pior para o melhor

Em 1965, Frank Herbert publicou “Duna“, que se tornou um dos maiores clássicos de ficção científica de todos os tempos e gerou mais cinco continuações. O livro foi muito influente, com ecos de “Duna” aparecendo em várias obras do gênero, incluindo a saga “Star Wars“. A obra ganhou três adaptações para as telonas – e uma série de televisão que não vamos incluir no ranking -, mas será que elas conseguem fazer jus ao original?

Confira o ranking do pior ao melhor filme baseado em “Duna”, segundo o índice de aprovação da critica do Rotten Tomatoes:

3. “Duna” (1984) – 37%

Ao tentar colocar a história de mais de 500 páginas em um filme de apenas 2h17min, o longa perdeu aspectos importantes do livro, como detalhes sobre as Bene Gesserit, os Fremen e os poderes de Paul Atreides. O filme também perdeu a nuance do livro ao retratar Paul como um típico herói de Hollywood, sendo que a versão do personagem de Herbert é mais complexa e sinistra.

A primeira tentativa de levar “Duna” para as telonas foi tão desastrosa que durante anos o livro ficou com a fama de “inadaptável”. Fracasso de crítica e de bilheteria, o filme acabou ganhando um status de clássico cult/trash com o passar dos anos.

2. “Duna” (2021) – 83%

Em 2021, Denis Villleneuve mostrou que era sim possível adaptar o livro de Frank Herbert… só que precisaria de mais de um filme. A primeira parte é mais contemplativa, dedicada a construir o mundo de “Duna” com ótimas atuações, design e figurino impecáveis e uma direção cuidadosa. O maior defeito é que ele é realmente uma “parte 1” e é óbvio que não é um filme completo – o que teria sido incrivelmente frustrante se eles não fizessem o segundo filme.

1. “Duna: Parte 2” (2024) – 94%

A segunda parte, atualmente em cartaz nos cinemas, pega todas as qualidades da primeira e as eleva, com um filme com mais ação e um ritmo mais ágil, tudo isso sem perder o lado mais filosófico e “viajado” do livro.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.