Sabe-se que a DC Studios está atualmente seguindo o planejamento de James Gunn, um dos chefões ao lado de Peter Safran, em seu universo cinematográfico rebatizado de DCU. Porém, vale lembrar que a mudança é relativamente recente, e ainda existem projetos do antigo DCEU a caminho.
E um dos grandes nomes por trás do universo anterior era o cineasta Zack Snyder, responsável por filmes como Batman vs Superman e Liga da Justiça, que possuía um grande plano que incluía vários elementos a serem adaptados para estender o universo DC nos cinemas.
Inclusive, os planos do diretor tiveram início justamente no filme de 2016, que seria uma sequência de O Homem de Aço. Com isso, não só personagens aguardados foram introduzidos ao universo, como a Mulher Maravilha, Aquaman e Flash, ganhando seus próprios filmes, como eles viriam a se reunir em algo maior.
Com o universo consolidado, contando ainda com histórias extras como Esquadrão Suicida, Snyder deu o pontapé no ambicioso Liga da Justiça, originalmente em 2017. Porém, sabe-se que o diretor precisou deixar o comando do filme por questões pessoais, que foi assumido por Joss Whedon.
O fracasso do plano de Zack Snyder
Justamente a produção caótica e o resultado negativo de Liga da Justiça foi o que freou de vez os planos do cineasta com o DCEU, que seria composto, principalmente, por cinco filmes: Homem de Aço, Batman Vs Superman e três sequências de Liga da Justiça.
Mesmo com o afastamento de Zack Snyder, a Warner Bros. decidiu manter os planos do DCEU, lançando filmes como Aquaman, Shazam! e Aves de Rapina, que fizeram relativo sucesso, assim como Mulher Maravilha 2, Adão Negro e The Flash, que foram massacrados pela crítica e público.
O fim do DCEU de Zack Snyder
O recente The Flash trouxe um pouco do que seria o fim do DCEU pelas mãos de Zack Snyder, segundo o artista de storyboard Jay Oliva revelou em entrevista recente. Afinal, o diretor planejava concluir sua trilogia de Liga da Justiça adaptando a saga de quadrinhos “Ponto de Ignição“.
Outro filme onde é possível se ter uma noção do que seria a continuidade do universo do cineasta foi apresentado no filme Liga da Justiça de Zack Snyder, ou “SnyderCut”, em que, durante 4 horas de duração, Snyder apresentou elementos que pretendia introduzir em seu universo.
Por mais que o diretor não integre mais o quadro de cineastas da DC no momento, conforme citado, seu universo não foi totalmente descartado por Gunn e Safran, com muitos personagens apresentados em seus filmes ainda presentes ou tendo suas histórias concluídas, como o caso de Aquaman, que encerrará o DCEU em sua estreia no dia 25 de dezembro.