Por que Brendan Fraser sumiu de Hollywood? Ator ficou sem fazer filmes
De ator de filmes pipocas da Sessão da Tarde a vencedor do Oscar, Brendan Fraser tem uma trajetória única em Hollywood. Mas talvez você tenha notado que o ator esteve sumido durante grande parte dos anos 2010. O que aconteceu?
Após estrelar longas de sucesso como “A Múmia” (1999) e “George: O Rei da Floresta” (1997), Brendan se tornou um nome de sucesso para filmes de ação e comédia, além de um dos grandes galãs de Hollywood.
Brendan Fraser foi assediado em 2003
Porém, em 2003, o ator sofreu um assédio sexual pelo jornalista Philip Berk, que, na época, comandava a Hollywood Foreign Press Association (HPFA), organização responsável pelo Globo de Ouro (mesmo indicado, Brendan boicotou a premiação este ano). Brendan denunciou o assédio em 2018, porém, Berk foi expulso da organização apenas dois anos depois, devido ao vazamento de e-mails racistas. Mas a HFPA reconheceu o caso antes disso, proibindo que Philip ficasse na mesma sala que o ator.
“Nos abraçamos e com a mão esquerda ele começou a me apalpar, agarrou minha nádega e um de seus dedos tocou meu períneo. E ele começou a mexer ali. Me senti como uma criança. Senti como se tivesse uma bola na garganta. Pensei que fosse chorar”, relatou o ator. (via Papo de Cinema).
Devido à posição de poder do assediador, Brendan decidiu não denunciar Philip na época, revelando o ocorrido apenas anos depois, em 2018, na época do movimento Time’s Up.
O assédio acarretou em um quadro de depressão. “Me culpava e me sentia miserável, pois estava falando para mim mesmo: ‘Ah, isso não foi nada. O cara só te apalpou’. Isso pesou em mim durante aquele verão, e nem me lembro no que fui trabalhar em seguida. […] Isso fez eu me excluir, me sentir recluso dos demais.” (via Legião dos Heróis).
Brendan Fraser nunca parou completamente de atuar, mas passou a escolher produções menores e com menos destaque, além de se afastar dos holofotes e dedicar mais tempo à família. Há alguns anos, o ator já estava voltando a se destacar com papéis coadjuvantes em séries como “The Affair” e “Doom Patrol”.
Porém, foi com “A Baleia“, de Darren Aoronofsky, em que interpreta um professor obeso e deprimido, que Brendan consagrou o seu retorno ao vencer o Oscar de Melhor Ator por sua performance. O ator também está no elenco de “Killers of the Flower Moon”, próximo filme do conceituado cineasta Martin Scorsese, previsto para estrear em maio.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.