Polêmica com maçã envolveu famílias e quase causou remoção em Oppenheimer

Retratar pessoas e histórias reais no cinema pode ser uma tarefa complicada e que quase sempre deixa alguém pelo menos um pouco irritado. Charles Oppenheimer, neto do famoso físico J. Robert Oppenheimer, conhecido como “o pai da bomba atômica”, até gostou da biografia do avô, “Oppenheimer” (2023), mas teve problemas com uma cena específica envolvendo uma maçã.

(ATENÇÃO: spoilers de “Oppenheimer”)

A cena da maçã em “Oppenheimer”

Na sequência, Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy) fica insatisfeito com uma atitude do seu professor na universidade e, após um ataque de ansiedade, deixa uma maçã envenenada para ele. Quem quase acaba comendo a fruta é o visitante Niels Bohr (Kenneth Branagh), por quem o protagonista tem uma grande admiração. Ele consegue tirar o alimento das mãos de Bohr antes dele morder.

A sequência é inspirada em um trecho do livro que inspirou o filme, a biografia “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin.

“A parte que eu menos gosto é essa referência à maçã envenenada, que foi um problema no ‘Prometeu americano’. Se você ler o ‘Prometeu americano’ com bastante atenção, os autores dizem: ‘Nós realmente não sabemos se isso aconteceu’. Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdade”, declarou o neto do físico em entrevista para a Time.

Charles comentou que tiraria a cena do filme se pudesse, mas que acha o diretor Christopher Nolan um gênio do cinema e que gostou bastante da produção e até de alguns dos momentos “inventados”. “Achei a conversa de Einstein com Oppenheimer no final muito eficaz, embora não fosse histórica”.

“Oppenheimer” chega em plataformas digitais para aluguel ou compra online a partir do dia 23 de novembro.

Fonte: IGN Brasil.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.