O Pearl Jam está preparando um novo álbum. A icônica banda de grunge formada em 1990 retornou de um longo hiato sem lançamentos em 2020 com Gigaton, mas, desde então, não liberou mais nenhum material inédito. Stone Gossard, guitarrista do grupo, revelou que um novo álbum deve ser lançado em breve.
Em entrevista ao apresentador Marco Collins da rádio 98.9 KPNW (via Pearl Jam Online), Gossard falou que o álbum está quase pronto e será o mais pesado do Pearl Jam em muito tempo. O guitarrista ainda revelou que o disco será produzido por Andrew Watt, conhecido por suas parcerias com Justin Bieber, Miley Cyrus, Ozzy Osbourne e toca na banda solo de Eddie Vedder, o Earthlings.
“Estamos chegando próximos do fim de nosso disco com Andrew Watt. Ele tem sido um produtor de pop por anos, mas ama rock e estamos fazendo um ótimo álbum, provavelmente o mais pesado que fizemos em muito, muito tempo. Há algumas coisas realmente excitantes nesse álbum que nos faz pensar ‘Oh, wow, isso tudo valeu a pena.”
Gossard ainda fez questão de elogiar Andrew Watt, chamando-o de “o maior fã do Pearl Jam que existe”. “Ele sabe tocar todas as nossas músicas e depois ainda todas as do Soundgarden… melhor do que nós as tocamos”, disse o guitarrista.
Pearl Jam quebrou hiato em 2020
Depois de dez álbuns de estúdio entre 1991 e 2013, o Pearl Jam entrou em um grande hiato. A banda ficou sete anos sem lançar um disco novo, até que, em 2020, Gigaton chegou às lojas e às plataformas de streaming.
Antes de seu lançamento, o álbum ganhou sua previsão com os singles Dance of the Clairvoyants, Superblood Wolfmoon e Quick Escape, todos lançados em março de 2020. Gigaton fez sua estreia no dia 27 de março de 2020.