Os 5 maiores filmes de Zé do Caixão e quais bombaram no exterior

O Zé do Caixão, que para o Brasil é praticamente uma figura folclórica e para o mundo, um ícone do terror na cultura pop, é um personagem criado pelo cineasta José Mojica Marins. A interpretação do personagem foi feita pelo próprio cineasta, chegando a confundir sua imagem.

O personagem é um agente funerário amoral com crenças nietzschianas, que é movido por seu desejo de ter um filho com uma “mulher perfeita”, acreditando que a imortalidade é alcançada através da procriação, um conceito a que ele se refere como “a continuação do sangue”.

A primeira aparição do personagem aconteceu em 1964, como o antagonista do primeiro filme de terror de Mojica, À Meia-Noite Levarei Sua Alma, em meio à ditadura militar, o que levou à proibição deste e outros filmes do personagem.

Mesmo assim, desde 1964 o personagem tornou-se cada vez mais importante e significativo para a cultura e para o cinema nacional, conquistando uma legião de fãs e diversos prêmios internacionais. Além disso, a influência de Mojica para o cinema de terror é reconhecida até os dias de hoje.

O diretor faleceu em fevereiro de 2020, mas seu legado permanece vivo, e com sinal positivo para receber dois reboots das produtoras SpectreVision (de Elijah Wood) e One Eyed. Enquanto os reboots estão em desenvolvimento, conheça outros filmes do personagem.

O estranho mundo de Zé do Caixão

Zé do Caixão protagonizou pelo menos três filmes da filmografia do diretor, mas chegou a aparecer em diversas outras obras com seu humor negro e sua personalidade niilista e detestável.

  • À Meia-Noite Levarei Sua Alma

O coveiro Zé do Caixão tem a obsessão de gerar um filho perfeito. Ao saber que sua esposa não pode engravidar, ele procura a namorada de seu amigo e a violenta. Com isso, ela pretende se suicidar para voltar do mundo dos mortos e levar a alma dele.

  • Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver

Zé do Caixão continua sua busca obsessiva pela mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Com a ajuda do fiel criado, ele rapta seis belas moças, que são submetidas a terríveis sessões de tortura.

image 73
  • O Estranho Mundo de Zé do Caixão

O filme é uma coletânea com três contos de horror: O Fabricante de Bonecas, Tara e Ideologia. As histórias contam com doses de canibalismo e sadomasoquismo.

  • Exorcismo Negro

Roteirista de cinema vai passar o fim de semana na casa de campo de um amigo sem saber que a família toda está possuída por demônios que querem matá-lo.

  • Encarnação do Demônio

Josefel Zanatas, o Zé do Caixão, viveu dez anos em um manicômio. A contragosto e temor de todos, é finalmente solto. Mais cruel do que nunca, está decidido a encontrar a mulher certa para gerar seu herdeiro ideal. O filme marca o fim da trilogia principal do personagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.