Os 3 filmes favoritos do Papa Francisco
Falecido na última segunda-feira (21), o Papa Francisco se tornou conhecido não só por ser o pontífice da Igreja Católica, mas também por conta de sua personalidade simpática e ideais progressistas, características que divergiam bastante de seus antecessores.
Com uma postura mais humilde, o líder religioso sempre tentou evitar uma imagem misteriosa, e buscou modernizar a postura da Igreja, falando abertamente sobre assuntos que eram evitados com frequência, como a existência da comunidade LGBTQIAPN+, por exemplo.
Outro assunto que Francisco também sempre falou abertamente foi por seu amor pelas artes, e especialmente sobre o cinema. Inclusive, em entrevista para a revista America Magazine, o falecido Papa revelou considerava estes 3 filmes como alguns de seus favoritos:
A Estrada da Vida (1954)
Dirigido por: Federico Fellini
Depois de ser vendida para o brutamontes Zampanò por sua própria mãe, a jovem Gelsomina passa a companhar o homem em suas apresentações, entretendo o público como palhaça. Quando a dupla se une a um circo, ela acaba se afeiçoando com um dos integrantes, despertando ciúmes em Zampanò.
Roma, Cidade Aberta (1945)
Dirigido por: Roberto Rossellini
Giorgio Manfredi é um dos líderes da Resistência, e justamente por isso, está sendo procurado pelos nazistas em Roma. Ele bola um plano para tentar entregar um milhão de liras para seus compatriotas, mas depois que tudo dá errado, Giorgio comete uma sucessão de erros para tentar escapar.
A Festa de Babette (1987)
Dirigido por: Gabriel Axel
Filippa e Martine são as filhas de um rigoros pastor luterano. Após a morte do homem, uma excêntrica parisiense chamda Babette chega ao vilarejo onde elas vivem e se oferece para ser a cozinheira da família. Anos depois, durante o centenário do nascimento do pastor, ela decide fazer um banquete inesquecível.
Infelizmente, nenhum dos três filmes está disponível para streaming em plataformas famosas. Contudo, os três podem ser encontrados com facilidade através de sites como o YouTube, embora as opções de reprodução sejam limitadas.