Oppenheimer: Clint Eastwood dirigiu filme sobre a versão japonesa da guerra

Não é nenhuma novidade o interesse de Hollywood em produzir épicos sobre a Segunda Guerra Mundial. A Lista de Schindler, Operação Valquíria, JoJo Rabbit e muitos outros já imprimiram sua versão do evento e neste ano Christopher Nolan prepara o lançamento de Oppenheimer.

No entanto, outro cineasta apresentou um lado pouco comum do conflito. Em 2006, Clint Eastwood lançou Cartas de Iwo Jima, relatando a versão japonesa da Segunda Guerra Mundial e com a grande “ousadia” de apresentar um filme norte-americano sendo falando quase inteiramente em japonês.

Na trama, vemos os eventos e consequências da Batalha de Iwo Jima, um conflito entre as forças japonesas e norte-americanas em 1945 a partir da visão oriental. No mesmo ano, o diretor estreou A Conquista da Honra, com o mesmo conflito sendo apresentado sob a ótica americana.

Cartas de Iwo Jima foi um grande sucesso de crítica, além de ser um sucesso de bilheteria em relação à sua contraparte, com uma arrecadação de US$68 milhões. O filme foi indicado a quatro premiações do Oscar, incluindo Melhor Filme, e venceu Melhor Edição de Som.

Oppenheimer: saiba mais sobre o filme

Protagonizado por Cillian MurphyOppenheimer tem como base a biografia Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin. A obra aborda a vida de J. Robert Oppenheimer, também conhecido como o pai da bomba atômica.

Em Oppenheimer, veremos a construção do Laboratório Los Alamos, também conhecido como Projeto Y, cuja intenção era reunir físicos e industrialistas americanos no mesmo local. Situado em uma área remota e secreta do Novo México, o projeto tinha Oppenheimer como seu diretor e o intuito de construir uma arma letal o suficiente para encerrar de vez a Segunda Guerra Mundial.

Além de Murphy, o elenco conta com Matt Damon no papel de Leslie Groves, um oficial do Exército Americano, e Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e membro do Partido Comunista.

Florence Pugh interpreta Jean Tatlock, uma física e repórter, membro do Partido Comunista, enquanto Robert Downey Jr. dá vida ao oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.