O que significa Banshees de Inisherin?

Um dos filmes mais aclamados de 2022 é Os Banshees de Inisherin. Com Colin Ferrell no papel principal, o longa conta a história de um homem cujo melhor amigo subitamente encerra sua amizade de longa data. Para piorar, ambos vivem em uma minúscula comunidade isolada, fazendo que seu “término” seja assunto de toda a cidade.

Ao todo, o filme recebeu nove indicações ao Oscar 2023, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante e duas indicações para Melhor Ator Coadjuvante, entre outros.

Porém, o título pode soar estranho para o público brasileiro. Afinal, o que são “banshees” e onde fica a cidade de Inisherin?

Banshees de Inisherin: o que significa o nome do filme?

Situado na Irlanda, o filme se utiliza do folclore local para atribuir significado ao seu nome. Na cultura irlandesa, “banshees” são espíritos femininos cujos gritos alarmam uma morte iminente. O folclore as descreve como uma espécie de bruxa, de idade avançada, com lamentos sobrenaturais.

31.01 banshee
O que significa Banshees de Inisherin? 2

A lenda diz que todas as famílias irlandesas possuem uma banshee que irá avisar sobre as mortes com um lamento que pode ser ouvido a quilômetros de distância. No filme, é possível atribuir a figura folclórica à Sra. McCormick, personagem idosa que prevê duas mortes. Ainda assim, o filme não faz a relação direta entre a personagem interpretada por Sheila Flitton e as banshees.

Já Inisherin é nada menos que o local no qual a trama se desenrola. Porém, se você ficou se perguntando onde fica a ilha, a resposta é decepcionante. Inisherin não existe, mas foi baseada em dois locais reais: as ilhas Inishmore e Achill, ambas na costa da Irlanda. As duas ilhas foram utilizadas nas filmagens do longa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.