O guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, sempre se declarou grande fã e colecionador de terror no geral e todas as temáticas em torno disso, incluindo o Halloween. A paixão pelos filmes do gênero teve início quando ele tinha 5 anos, após machucar o braço em uma briga com a irmã e ter que ficar “de molho” em frente à televisão.
Hammett já falou sobre a conexão entre filmes de terror e o Metal. Segundo o guitarrista: “É o lado sombrio da vida. Ambos são realmente bons em capturar sentimentos sombrios – as emoções mais tenebrosas que todos experimentam na vida”.
“Uma boa música de heavy metal tem os mesmos ingredientes de um bom filme de terror: intensidade, drama, sensação de suspense, agressão, energia, adrenalina, alívio e, depois, satisfação total”, completa Hammett.
Em 2012, Kirk Hammett lançou um filme chamado “Too Much Horror Business”, em que mostra uma coleção de fotos detalhando sua paixão por filmes e itens colecionáveis de terror – são centenas de pôsteres raros, bonecos, fantasias e roupas originais das mais diversas eras do cinema. Ele também promoveu, entre 2014 e 2015, um evento de terror chamado “Kirk Von Hammett’s Fear FestEvil”.
Perseguição maligna: o filme que marcou Kirk Hammett
Em recente entrevista para a série Metal And Monsters, o músico falou sobre filmes que o marcaram profundamente.
“Lembro de ter assistido O Massacre da Serra Elétrica [em 1974] quando ainda era um filme novo. Havia burburinho pela rua, todo mundo só falava sobre. Eu me lembro de ter ido assistir e ter ficado horrorizado, porque nenhum filme até então tinha sido tão gráfico e violento.”
“Não havia nada como aquilo! Lembro que eu e meus amigos saímos do cinema balançando a cabeça, tipo, ‘Nossa!’ Um olhando para o outro e pensando ‘O que foi aquilo que acabamos de ver?’ Aquilo foi uma verdadeira experiência!” – completou Hammett.
Porém, o clássico gore de Tobe Hooper não o traumatizou tanto. Ainda na mesma entrevista, o músico comentou outro clássico dos filmes de terror, O Exorcista, de 1973:
“Eu pensava que os malignos daquele filme estavam atrás de mim. Era um medo de verdade quando éramos pequenos! Por quatro meses eu dormi com a luz acesa todas as noites.” – declarou Hammett.
Não foram anunciadas novas datas do evento “Kirk Von Hammett’s Fear FestEvil” até o momento.