O disco de Ronnie Von que NINGUÉM CONSEGUIU decorar o nome

Não é novidade que, além da longa carreira de apresentador, Ronnie Von também foi um dos grandes nomes da música brasileira, que iniciou sua carreira na época da Jovem Guarda, em meados dos anos 1960. Entretanto, seu maior destaque musical aconteceu quando ele abraçou sua influência dos Beatles.

image 122
Ronnie Von e Vinícius de Moraes em 1967.

Por volta de 1967, Ronnie deu início à sua fase psicodélica, que ficou marcada por 3 discos históricos, que só foram ganhar reconhecimento com o tempo. Porém, um dos mais famosos da trilogia se destacou não só por sua música, mas também por seu excêntrico e extenso nome.

Lançado em 1969, A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nuncamais não é tão ousado quanto o primeiro disco da “trilogia psicodélica”, mas ainda assim apresenta uma grande quantidade de variedades musicais somadas às influências do artista.

A escolha do nome se deu por um motivo inusitado: desde seus primeiros materiais, Ronnie utilizou seu próprio nome como o nome dos discos, o que desagradou à gravadora. Em entrevista ao programa Panelaço, ele comentou que a gravadora estava em busca de um “nome pomposo”.

A situação se repetiu com o nome das músicas, pois Ronnie decidiu batizar a primeira de “De Como Meu Herói Flash Gordon Irá Levar-me de Volta a Alfa do Centauro, Meu Verdadeiro Lar”. Com isso, ele garantiu que nunca mais foi incomodado. Assista ao momento abaixo:

Mais detalhes sobre o clássico disco de Ronnie Von

Apesar de ser pouco citado, diferente dos outros dois discos da “trilogia psicodélica” (Ronnie Von e Máquina Voadora), A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre é um disco mais “normal”, mas que não deixa de ter seus momentos de genialidade.

Trazendo uma mistura bem equilibrada entre composições autorais e versões de sucessos nacionais e internacionais, o disco misturou sonoridades psicodélicas tradicionais da época com personagens de histórias em quadrinhos e mitologia antiga de modo surreal e artístico. As faixas presentes no álbum são:

  1. De Como Meu Herói Flash Gordon Irá Levar-me de Volta a Alfa Centauro, Meu Verdadeiro Lar
  2. Dindi
  3. Pare de Sonhar com Estrelas Distantes
  4. Onde Foi
  5. My Cherie Amour
  6. Atlântida
  7. Por Quem Sonha Ana Maria
  8. Mares de Areia
  9. Regina e o Mar
  10. Foi Bom
  11. Rose Ann
  12. Comecei uma Brincadeira

Por mais que a fase psicodélica de Ronnie Von tenha sido execrada pelos críticos musicais de sua época, seus discos realmente começaram a ser mais valorizados com o passar do tempo, sendo encontrados a valores altíssimos em lojas de disco ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.