Netflix é acusada de usar IA no documentário “O Que Jennifer Fez?”

No ano passado, as produções de Hollywood foram paralisadas pelas greves dos atores e roteiristas, que dentre suas reivindicações, protestou contra o uso de inteligência artificial nas produções. E apesar das manifestações terem praticamente finalizado, o assunto das IAs parece não ter encerrado.

Isso porque a Netflix está sendo acusada de supostamente ter utilizado imagens geradas por IA em seu recente documentário O Que Jennifer Fez?, lançado neste mês de abril. Segundo as acusações divulgadas pelo portal Futurism, imagens exibidas na produção apresentam sinais claros de truques da ferramenta.

Em determinado momento, em que Jennifer Pan, condenada pelo assassinato dos pais, é descrita como “alegre, feliz, confiante e muito genuína” por um colega de colégio, a imagem exibida apresenta mãos parcialmente “mutiladas”, que é um erro típico das IAs. Confira:

image 15 1
Foto divulgada durante descrição de Jennifer (acima), e detalhe das mãos com deformidades visuais (abaixo). Foto: Reprodução/Netflix

Algumas outras imagens apresentadas exibem não só as mãos mutiladas, mas também deformidades em rostos ou objetos estranhos na cena. Apesar dos sinais claros de manipulação, a Netflix não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Vale destacar que, caso a acusação do uso de IA seja confirmada, mesmo não havendo leis específicas que regulem o uso, isso certamente pode prejudicar a reputação da plataforma. Ainda mais considerando que Jennifer está atualmente na prisão, aguardando novo julgamento, sem saber que sua imagem está sendo manipulada.

Mais sobre O Que Jennifer Fez?: detalhes sobre o novo documentário da Netflix

Dirigido por Jenny Popplewell, o documentário conta a história de Jennifer Pan, uma mulher que ligou para a polícia para comunicar que seus pais foram vítimas de um homicídio. Inicialmente, ela relata que criminosos invadiram sua casa amarraram seus pais, atiraram nos dois e fugiram do local.

Mas ao longo da investigação, as peças foram se encaixando e, aos poucos, Jennifer acabou se tornando a principal suspeita. Seu pai, que milagrosamente sobreviveu ao disparo, depôs contra a própria filha, deixando claro que a menina foi a responsável por encomendar o atentado.

Lançado no dia 10 de abril, o documentário apresenta imagens dos interrogatórios de Pan, além de contar com entrevistas com pessoas envolvidas no caso, incluindo detetives responsáveis e amigos de escola da garota. O Que Jennifer Fez? está disponível exclusivamente na Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.