A série documental Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho, produzida pelo Globoplay, apresentou ao público diversas figuras poderosas, responsáveis por um império construído em cima de crimes e contravenção, tais como Castor de Andrade, Capitão Guimarães e Miro Garcia.
E Waldomiro Garcia certamente possui uma das histórias mais curiosas dentre todas, uma vez que sua família é conhecida por uma longa briga que já dura anos. Durante a década de 1980, Miro esteve entre os bicheiros mais poderosos do Rio de Janeiro, fazendo parte da cúpula do jogo.
Ele morreu em 2004 em decorrência de problemas de saúde depois da morte do filho Valdomiro Paes, conhecido como Maninho, naquele mesmo ano. Mas estas estão longe de serem as maiores tragédias que circundam a família Garcia, que foi marcada por vários atentados que levaram diversos familiares.
Maninho, que era tido como o herdeiro de Miro, era conhecido por seu jeito violento, o que o levou a ser assassinado a tiros em 2004 enquanto deixava uma academia. Seu irmão, Alcebiades (ou “Bid”), decidiu voltar aos negócios após a morte do pai, e por um tempo, de fato assumiu o controle.
Mas Bid acabou sendo assassinado em 2020 após deixar um desfile do Salgueiro, escola de samba apadrinhada pela família. Sua morte ocorreu após ele anunciar que iria retomar sua área no jogo do bicho, perdida para Bernardo Belo, o marido de sua sobrinha, Tamara.
A última morte da família aconteceu em 2017 quando Myro “Mirinho” Garcia, o único filho homem de Maninho e irmão de Shanna e Tamara, foi assassinado após ter sido sequestrado. Ele nunca foi próximo do jogo do bicho, mas dedicou-se a jogar pôquer, chegando a disputar torneios da Poker Stars.
Tamara e Shanna: as herdeiras de Miro Garcia
Abraçando os negócios da família, Shanna Garcia foi uma das únicas mulheres a comandar o jogo do bicho, sendo vista como a pessoa ideal para seguir os negócios do pai, Maninho. Em 2019, ela sobreviveu a um atentado, ao qual ela acredita ter sido arquitetado pelo ex-marido da irmã.
Já Tamara, que prefere não se envolver com os negócios da família, é veterinária e leva uma vida mais discreta, mas casou-se com Bernardo Belo, que se tornou um dos principais bicheiros do Rio de Janeiro. Apesar de terem se divorciado, os dois continuaram amigos.