Castor de Andrade morreu de quê? Causa da morte

Após o lançamento da série documental Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho, a população brasileira descobriu a existência de um submundo do crime muito conhecido, mas pouco falado, e as figuras que tornaram estas práticas ilegais em um poderoso império.

Alguns nomes se destacam entre os episódios da série, e entre eles está o do criminoso Castor de Andrade, falecido em 1997. Em vida, Castor Gonçalves de Andrade e Silva ficou conhecido como o maior bicheiro brasileiro, sendo um dos nomes mais poderosos da contravenção.

image 90

Autoproclamando-se um “bicheiro romântico”, por não permitir que negócios ilícitos como o tráfico de drogas fossem explorados junto com o jogo, Castor contou com inúmeras figuras públicas e autoridades trabalhando para ele, além de já ter sido listado como o segundo homem mais rico do Brasil.

Em meados de 1994, foi descoberto seu envolvimento tráfico, assassinatos, contrabando de armas e lavagem de dinheiro, mas nem isso foi capaz de abalar sua reputação. Tanto que após sua morte, ele chegou a ser homenageado no Sambódromo Marquês de Sapucaí.

No dia 11 de abril de 1997, Castor sofreu um ataque cardíaco fulminante, que o matou enquanto jogava cartas com amigos no Leblon. Antes disso, ele havia dividido seus espólios entre seu sobrinho e seu genro, o que causou revolta em seu filho, Paulo, que acabou sendo assassinado em 1998.

“Doutor Castor”: série explora a história de Castor de Andrade

Vale o Escrito não é a primeira e nem a única série a abordar a história de Castor de Andrade na contravenção. Lançada em 2021, com direção de Marco Antônio Araújo, a série Doutor Castor foca exclusivamente na história do bicheiro e sua vida marcada por excessos e inúmeros crimes.

A produção é dividida entre quatro episódios com pelo menos 50 minutos de duração cada, e é constituída de imagens de arquivo e uma série de entrevistas com personalidades, jogadores de futebol, sambistas, historiadores, economistas e jornalistas.

Dentre os entrevistados, destacam-se nomes como Boni, Agnaldo Timóteo, Tino Marcos, Denise Frossard, Arturzinho, Domingos Elias Alves Pedra, Aladim Luciano, Ali Kamel. Assim como a série de Fellipe Awi, Doutor Castor também está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.