Lançado em 2019, o filme “Milagre na Cela 7” trouxe para os cinemas uma produção turca comovente sobre um homem injustamente preso.
Na trama, conhecemos Memo, um homem com deficiência mental que vive com sua filha e avó em uma vila na costa turca do mar Egeu durante o período do golpe de estado na década de 1980. Ele é um simples pastor de ovelha, que tem sua vida virada para baixo quando a filha do comandante, um oficial sênior durante a lei marcial, morre.
Ele é acusado de assassinato e condenado à morte, mas, antes disso, fica em uma prisão na cela número sete. Apesar das poucas chances de sobreviver, Memo contará com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades para tentar convencer as autoridades de sua inocência, mostrando seu grande coração.
Milagre na Cela 7 é baseado em fatos reais?
Apesar de a história ser emocionante e ter um contexto histórico real, o filme não foi baseado em fatos. Porém, a produção é um remake de um longa-metragem sul-coreano, de mesmo nome, lançado em 2013. A trama foi dirigida por Lee Hwan-Kyung, e assim como a adaptação turca foi um sucesso, o filme original também conquistou o público na Coreia do Sul.
Ao todo, a produção arrecadou cerca de US$ 80,3 milhões nas bilheterias do país, tornando-se o terceiro filme do país de maior bilheteria de todos os tempos. Vale ressaltar que os dois longas possuem algumas diferenças: enquanto o sul-coreano possui um tom cômico, o turco optou por fazer um filme mais dramático, o que também foi condizente à narrativa.