Conhecido por interpretar o Hulk do universo cinematográfico da Marvel, o ator Mark Ruffalo, que é bastante engajado em causas ambientais, recentemente cobrou o presidente Lula (PT) em uma publicação no Twitter sobre medidas de proteção da Amazônia.
“O senhor é um dos meus heróis, @LulaOficial, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da #CúpuladaAmazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática — e nós não temos tempo a perder”, declarou o ator.
Na postagem, o ator chamou o político de “herói”, mas questionou o fato de que os compromissos estabelecidos na Declaração de Belém não traziam metas concretas de proteção à floresta, cuja maior parte faz parte do território brasileiro.
No último domingo (13), o presidente resolveu responder à mensagem de Ruffalo, esclarecendo que o protocolo na semana da Cúpula da Amazônia foi “um passo a mais”, apesar de não ter estabelecido metas para o fim do desmatamento e da exploração de petróleo.
Lula continuou, esclarecendo que, neste primeiro semestre, pelo menos 33% do desmatamento da Amazônia foi combatido, além de ter fortificado o combate contra o extermínio dos povos originários e reforçou a importância das alianças para a preservação da floresta. Por fim, o presidente convidou o ator para visitar o local.
Heróis da Marvel em prol da preservação ambiental
Provando que é um herói além do que a Marvel apresenta, Mark Ruffalo é, na vida real, um engajado ambientalista e ativista político. Entre seus protestos, o ator já fez campanha contra o uso de pesticidas, defendeu energias renováveis, luta em prol dos povos indígenas, entre outras causas.
Porém, durante as eleições em outubro do ano passado, os Vingadores mostraram que o ator de Hulk não está sozinho na causa. No Twitter, Chris Hemsworth (Thor), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Benedict Wong (Wong) trocaram mensagens com personalidades brasileiras.
Nas mensagens, os atores incentivaram os fãs brasileiros a votarem, exaltando pautas como a defesa da Amazônia, a educação e a democracia, mas sem citar qualquer candidato. A disputa estava dividida entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Utilizando a #NemTodoHeróiUsaCapa, os Vingadores interagiram com personalidades como Juliette, Luciano Huck, Fábio Porchat, Thelma, Paulo Vieira, entre outros, ressaltando a importância do voto para o momento.