Quem diria que a maior franquia do cinema contemporâneo, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), pode ter se tornado o que é hoje, um império com dezenas filmes e séries produzidos que arrecadou bilhões de dólares, por causa de um cineasta que nunca trabalhou para o estúdio?
Ainda em 1989, Tim Burton revolucionou o cinema quando dirigiu “Batman”, mas a mudança de foco na narrativa que o roteirista trouxe para o filme foi o insight que inspirou o MCU.
Tim Burton inspirou o que se tornaria o império da Marvel nos cinemas
Em entrevista para o Traversing the Stars, o produtor executivo da Warner Bros., Michael Uslan comentou que Burton teve a “grande ideia” de mudar o foco das histórias do cavaleiro das trevas enquanto trabalhava em “Batman”.
“Essa é a mudança das regras do jogo. Essa é a grande ideia que não apenas fez de Batman um sucesso, mas também abriu as portas para o Universo Cinematográfico da Marvel”, comentou Uslan .
O produtor, que atuou cuidando dos filmes da DC antes do gênero dos filmes de super-heróis dar uma guinada, falou que a mudança de foco do super-herói para seu alter ego foi o que fez de Batman um marco no gênero.
Uslan comentou que quando Tim Burton veio a ele com a ideia, ele não entendeu: “Foi o momento mais apoplético da minha existência. E então ele [Tim Burton] explicou ‘Esse filme deve ser sobre Bruce Wayne.’”
A exploração do ser humano por trás do herói é o elemento que o produtor da Warner apontou como principal ingrediente do sucesso de engajamento do público com os heróis da Marvel e Uslan ainda comentou que Stan Lee e Kevin Feige, atual produtor e coordenador do MCU, concordariam com ele.
“Os filmes do Homem de Ferro deveriam se chamar Tony Stark. O filme do Homem Aranha deveria se chamar Peter Parker. Portanto, é uma ideia que funcionou.”. – comentou.