John Bonham morreu de quê? Causa da morte do baterista do Led Zeppelin

Considerada uma das maiores bandas de rock do mundo, o Led Zeppelin surgiu em meados de 1968 em Londres e, mesmo após o fim da banda, eles são creditados até hoje como influência para a criação de diversas bandas e estilos musicais através dos tempos.

Sua formação principal era um quarteto que contava com Jimmy Page na guitarra, Robert Plant no vocal, John Paul Jones no baixo e teclados e John Bonham na bateria. Este último, também conhecido como Bonzo, era admirado por sua velocidade, potência, sons característicos e sensibilidade para o groove.

image 89
A banda Led Zeppelin com John Bonham, Robert Plant (atrás), Jimmy Page e John Paul Jones (à frente)

A morte de Bonham em 1980 certamente é uma das grandes tragédias do rock e foi marcada por muitos mistérios de sua real causa por bastante tempo. O músico faleceu no dia 25 de setembro de 1980, aos 32 anos de idade, após um ensaio da banda.

Dos quatro, Bonham era o que menos gostava de ficar longe de sua família, e isso o levou a desenvolver um vício abusivo de álcool para controlar sua ansiedade. Durante viagem do hotel para o estúdio onde ensaiariam para uma turnê estadunidense, o baterista bebeu cerca de quarenta doses de vodca.

Depois, a banda foi para a casa de Page, onde Bonham adormeceu e foi levado para a cama. O corpo sem vida do músico foi encontrado no dia seguinte e, diferente do que foi divulgado pela imprensa, sua morte não teve a ver com drogas, mas foi causada por uma asfixia com o próprio vômito, segundo a autópsia.

O fim do Led Zeppelin

Após a morte de Bonzo, o Led Zeppelin acabou se desfazendo, tendo como seu último lançamento, um álbum póstumo com o baterista chamado Coda, que tratava-se de uma coletânea reunindo diversas canções gravadas em concertos entre 1970 e 1978.

Desde então, os membros remanescentes esporadicamente colaboraram e participaram em raras reuniões juntos, tendo a mais bem sucedida ocorrido em 2007, com Jason Bonham, o filho mais velho de Bonzo, que seguiu o caminho do pai na bateria.

Mesmo anos após sua morte, John Bonham é considerado até hoje como um dos melhores bateristas de todos os tempos, tendo servido de influência para diversos músicos. O legado que o baterista deixou na música é lembrado com muito carinho, principalmente pelos milhões de fãs da banda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.