Apesar da canção “Over the Rainbow”, música tema do filme O Mágico de Oz, já ter recebido diversas versões, certamente uma das mais famosas foi a gravada por Israel Kamakawiwo’ole. E se o nome do músico parece desconhecido, sua contribuição para a música o tornou uma figura histórica para o Havaí.
Nascido no dia 20 de maio de 1959, nos últimos dias da era territorial do Havaí, Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo’ole, também conhecido como Bruddah IZ era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos e sempre defendeu a independência de sua terra natal.
O terceiro filho de Evangeline e Henry Kamakawiwo’ole não demorou a demonstrar seu talento, impressionando até mesmo os anciãos com seu Ukelele aos 10 anos de idade. Após anos de dedicação à música junto à banda Makaha Sons of Ni’ihau, Israel decidiu investir de vez em carreira solo a partir de 1993.
Reconhecido por sua voz impressionante, o músico conquistou prestígio internacional, mas ao longo de toda a sua carreira, ele sempre precisou enfrentar um inimigo: o excesso de peso, o que lhe gerou diversos problemas de saúde. Israel já chegou a pesar 343kg em um corpo de 1,88m.
No dia 26 de junho de 1997, Israel acabou falecendo, em decorrência de problemas respiratórios causados por sua obesidade mórbida aos 38 anos de idade. No dia 12 de julho daquele mesmo ano, as cinzas do artista foram espalhadas pelo Oceano Pacífico, na praia M’kua.
O legado de Israel Kamakawiwo’ole
O músico havia se tornado uma personalidade tão importante que mais de 10 mil pessoas compareceram ao seu funeral no dia 10 de julho de 1997, afim de prestar uma homenagem à um dos maiores nomes da música havaiana. Antes dele, apenas o senador Spark Matsunaga e o governador John A. Burns haviam recebido esta honra.
A marca de instrumentos Martin também lançou o “1T IZ Tenor Ukulele”, criado especialmente para homenagear o falecido artista. O instrumento se inspira no formato favorito de Israel Kamakawiwo’ole, além de levar o pseudônimo do artista (IZ) em sua decoração.
Além disso, suas músicas também foram tocadas na trilha sonora de diversos sucessos da indústria cinematográfica. Em 2001, o álbum póstumo Alone in IZ World foi lançado, apresentando ao público diversos sucessos e temas inéditos da carreira do artista. Ouça abaixo: