Internautas estão revoltados com língua portuguesa retratada em Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

A nova série da FX, “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão“, conquistou a crítica e o público – a série está com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes -, mas os brasileiros não gostaram de um detalhe específico: a ausência da língua portuguesa.

Diferente de muitas series norte-americanas, “Xógum” não apela para o truque de personagens que não falam a língua que deveriam – pelo menos não na maior parte do tempo. Quando os japoneses conversam entre si, os diálogos são em japonês. Quando os ingleses conversam, eles falam em inglês. A situação se complica é quando os dois grupos vão se comunicar.

Quando o inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) chega ao Japão, o regente Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) chama alguém para traduzir o que ele está dizendo. O mais próximo que eles encontram é um padre português Martin (Tommy Bastow). O que a série diz é que Blackthorne vai conversar com o padre em português para que Martin fale o que ele disse em japonês.

Só que o português nunca é falado na série, sendo substituído por inglês. É mais comum que séries estadunidenses prefiram o inglês para não afastarem o público americano, mas é curioso que eles tenham feito essa escolha, já que boa parte da série já é falada em outro idioma. Obviamente, foi uma escolha que gerou reclamações na web.

“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”

“Senhor Yoshii Toranaga está lutando por sua vida à medida que seus inimigos no Conselho dos Regentes se unem contra ele, quando um navio europeu misterioso é encontrado encalhado em um vilarejo de pescadores próximo. Seu piloto, o inglês John Blackthrone, traz consigo segredos que poderão ajudar Toranaga a alterar o equilíbrio da balança do poder e a devastar a formidável influência dos inimigos de Blackthorne – os padres jesuítas e os mercadores portugueses.

Os destinos de Toranaga e Blackthorne tornam-se intrinsicamente ligados ao da intérprete Toda Mariko, uma misteriosa nobre cristã que é a última de sua desonrada linhagem. Enquanto serve ao seu senhor no meio deste cenário político intenso, Mariko deve conciliar sua nova companhia com Blackthorne, seu compromisso com a fé que a salvou e seu dever para com seu falecido pai.”

Sinopse do Star+

Novos episódios da séries estreiam todas as terças.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.