IMDb faz alerta em avaliações de A Pequena Sereia
Lançado em 25 de maio de 2023, o live-action de “A Pequena Sereia” dividiu opiniões em sua estreia, com algumas pessoas gostando da produção e outras não. Porém, a obra é alvo de diversos ataques racistas desde o anúncio de Halle Bailey como Ariel. Recentemente, o IMDb realizou um alerta em relação às avaliações do longa.
O IMDb percebeu uma movimentação, de certa forma inusitada em seu site, uma “atividade incomum” foi detectada pelos responsáveis. “A Pequena Sereia” estava recebendo avaliações negativas de forma considerada inumana, ou seja, por robôs. Com isso, uma nota foi lançada para informar a respeito deste processo.
A seguir, deixamos a nota oficial escrita pelo IMDb sobre “A Pequena Sereia”:
“Nosso mecanismo de avaliação detectou atividade incomum na votação para este título. Para preservar a confiabilidade de nosso sistema de classificação, um cálculo de ponderação alternativo foi aplicado. Apesar de aceitarmos e considerarmos todos os votos recebidos pelos usuários, nem todos os votos têm o mesmo impacto (ou ‘peso’) na classificação final. Quando uma atividade de votação incomum é detectada, um cálculo de ponderação alternativo pode ser aplicado para preservar a confiabilidade do nosso sistema” .
IMDb já teve ataques preconceituosos para filme brasileiro
Não é a primeira vez que um filme sofre uma repressão preconceituosa e racista no IMDb. O filme “Marighella”, de Wagner Moura e com Seu Jorge de protagonista, também sofreu com esses ataques de robôs em suas avaliações negativas. Assim como no caso de “A Pequena Sereia”, o site precisou realizar uma nota para contornar a situação.