História do Oscar: premiação já teve dois empates em Melhor Ator e Melhor Atriz
Ao longo de quase 100 anos de história, o Oscar já passou por várias mudanças, teve acontecimentos bizarros no palco e, é claro, não escapou de ter alguns empates ao longo de suas 96 edições. Mais especificamente, foram seis empates, dois deles nas categorias de atuação.
- Melhor Ator (1932): Wallace Beery (superior, esquerda) e Fredric March (inferior, à esquerda)
- Melhor Atriz (1969): Katharine Hepburn (inferior, à direita) e Barbra Streisand (superior, à direita)
Melhor Ator
Na quinta edição do Oscar, apesar do resultado ter sido declarado empate, Wallace Beery, que estava concorrendo por “O Campeão”, recebeu um voto a menos que o seu concorrente Fredrich March, indicado por “O Médico e o Monstro”. Só que na época existia uma regra de que, o campeão precisava ter três votos a mais do que o segundo lugar.
O mais bizarro é que rolou uma confusão nos bastidores, e apenas March foi declarado o campeão, até que, depois de alguém checar de novo a contagem de votos, perceberam que Beery também deveria ser considerado um dos vencedores – mais uma vez, considerando o regulamento da época.
Este foi o único Oscar da carreira de Beery, mas ele teve outra indicação anterior, pelo filme “O Presídio” (1929), na segunda edição do prêmio. March, por sua vez, venceu novamente o prêmio por “Os Melhores Anos de Nossa Vida” (1946) e acumulou mais três indicações.
Melhor Atriz
Anos depois do empate entre Beery e March, já com os figurantes fora do grupo de votações, dois ícones de Hollywood empataram novamente. Katharine Hepburn, por “O Leão do Inverno”, e Barbra Streisand, por “Nasce uma Estrela”, dividiram a prêmio de Melhor Atriz em 1969. E neste caso elas realmente empataram, com cada uma tendo recebido 3.030 votos. O anúncio teve uma resposta deliciosamente surpresa da plateia e da apresentadora da categoria, a duas vezes vencedora do Oscar Ingrid Bergman (“Casablanca”).
Este foi o quarto Oscar de Katharine Hepburn, que mantém o recorde até hoje de ator/atriz com mais vitórias no prêmio. Ela venceu por:
- “Manhã de Glória” (1933)
- “Adivinhe Quem vem para Jantar” (1967)
- “O Leão no Inverno” (1969)
- “Num Lago Dourado” (1981)
Fonte: Collider.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo