Reconhecido como um dos seres mais poderosos do universo Marvel, além de ser um dos personagens mais queridos pelo público, o adorável Groot, que fez sua primeira aparição em Guardiões da Galáxia de James Gunn, nem sempre foi tão adorável.
Em seu surgimento nos quadrinhos, nas ideias de Stan Lee e Jack Kirby, Groot era um vilão pertencente à espécie dos Colossos Florais, uma antiga raça alienígena que acreditava-se estar extinta. A radical mudança do personagem aconteceu apenas em 2006.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Porém, nos quadrinhos, a história de Groot parece estar retornando às origens. Isso porque o herói vinha demonstrando cada vez mais atitudes “anti-heróicas”. Posteriormente, ele assume uma forma chamada de “Grootfall”, uma forma monstruosa que já engoliu um planeta.
No quadrinho Guardiões da Galáxia #6, de Collin Kelly, Jackson Lanzing, Alex Lins, KJ Diaz e Cory Petit, são explicados os acontecimentos que levaram Groot a sofrer a terrível transformação. Tudo acontece quando a equipe é engolida pelo Grootfall.
Dentro da criatura, o grupo é obrigado a reviver a tragédia que aconteceu no planeta Proscenium, a qual até então, não havia sido revelada pelos Guardiões. O ocorrido afetou profundamente a equipe e principalmente Groot, que se torna cada vez pior.
Porém, a mudança do personagem teve início bem antes. Isso porque é mostrado que em uma missão junto de Rocket no planeta natal de Groot, ele recebeu um galho de Granopy, a primeira e última da espécie de Groot, infectando-o e o mudando para sempre, transformando-o em Grootfall.
Agora, reunidos novamente dentro de Grootfall, os Guardiões ganham uma chance de ser uma frente unida novamente, e precisam lutar juntos não só por suas vidas, mas também pela salvação de Groot, que está infectado com influências ruins de seu planeta.
Groot pode virar vilão nos cinemas?
No mais recente filme da franquia Guardiões da Galáxia, Groot manteve seu papel como herói, e esse parece ser o legado do personagem nas telonas. Afinal, James Gunn atualmente assumiu o posto de CEO da DC Studios ao lado de Peter Safran.
Além disso, o cineasta deixou claro que não há planos para um “Volume 4”, pelo menos não com seu envolvimento. Até o momento, a Marvel também não demonstrou interesse em dar continuidade à franquia, não tendo envolvido nenhuma nova produção envolvendo os Guardiões em seu planejamento.
Sendo assim, não há nenhum sinal de que a trama dos quadrinhos será adaptada, mantendo disponível para o público apenas os filmes e especiais do Disney+ já lançados, onde Groot é um herói ao lado de seus companheiros de equipe.