G1 elegeu os 10 filmes mais marcantes de 2023 (e dividiu opiniões)
Dezembro é o mês oficial das retrospectivas, e o G1 lançou recentemente sua lista dos filmes que mais marcaram o ano de 2023, como o fenômeno “Barbieheimer” e o sucesso inesperado de bilheteria “Super Mario Bros. O Filme“.
10. “Nosso Sonho”
Um dos filmes brasileiros mais comentados deste ano, esse filme conta a história da dupla Claudinho e Buchecha, fenômeno dos anos 90 que ajudou a popularizar o funk no Brasil inteiro.
9. “Super Mario Bros: O Filme”
Segunda maior bilheteria do ano, a animação da Illumination Entertainment (“Meu Malvado Favorito”) abriu as portas para o que provavelmente será um enorme universo compartilhado do universo Mario.
8. “Retratos Fantasmas”
O documentário dirigido por Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) conta a história de Recife a partir de um cinema da cidade ligado a várias das memórias de formação do diretor. O longa foi escolhido pela Academia Brasileira para concorrer a uma vaga no Oscar 2024.
7. “Crescendo Juntas”
“Em uma história atemporal sobre o início da juventude, Abby Ryder Fortson é Margaret, uma garota de 11 anos que contempla tudo sobre a vida e a adolescência com o apoio amoroso de sua mãe (Rachel McAdams) e de sua avó (Kathy Bates)” (sinopse oficial da HBO Max).
6. “Maestro”
Um dos queridinhos para o Oscar 2024, o novo filme da Netflix conta a complicada história de amor do maestro Leonard Bernstein com a atriz Felicia Montealegre.
5. “Os Fabelmans”
O filme é de 2022, mas ele só chegou ao Brasil em 2023. O filme do aclamado Steven Spielberg (“A Lista de Schindler”) é um relato semiautobiográfico do cineasta, em que ele conta a história de um garoto descobrindo sua paixão pelo cinema.
4. “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
Em um ano em que os filmes de heróis passaram muito perrengue, a animação da Sony conseguiu ser um sucesso de público e de crítica, e ainda é a principal aposta para levar o Oscar de Melhor Animação.
3. “Oppenheimer”
Outro queridinho da temporada de premiações, o longa de Christopher Nolan (“Interestelar”) se tornou um dos maiores sucessos da carreira do diretor, arrecadando US$ 950 milhões nas bilheterias.
2. “Barbie”
Maior bilheteria do ano, o primeiro live-action da boneca foi um sucesso entre o público e a crítica e deve ser o primeiro de muitos filmes inspirados nos brinquedos da Mattel.
1. “Assassinos da Lua das Flores”
Do conceituado diretor Martin Scorsese (“Os Bons Companheiros”), “Assassinos da Lua das Flores” não teve o mesmo impacto comercial de “Barbie” e “Oppenheimer”, por exemplo, mas foi um dos longas mais elogiados do ano, além de retratar uma história real extremamente importante da história dos EUA.
Internautas reclamaram da ausência de “Som da Liberdade” na lista
Como sempre acontece nesse tipo de lista, alguns internautas reclamaram da ausência de alguns filmes. Um dos mais mencionados foi “Som da Liberdade”, filme independente que foi um sucesso inesperado de bilheteria, além de gerar uma verdadeira “guerra cultural” (relembre as polêmicas do filme aqui) por ser considerado um longa que representa o espectro político da direita.
“G1 cada vez pior…Faltou o G Minus One, Som da Liberdade…e colocaram outros que nem se sabe o cheiro…Matéria horrível como sempre”, reclamou um comentário. “Acho que o estagiárix do cabelo roxo, esqueceu do SOM DA LIBERDADE. Ainda dá tempo de fazer uma errata”, afirmou outro internauta.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.