Filmes de animação que são baseados em tragédias

Existe um senso comum de que produções voltadas para crianças precisam ser alegres e devem evitar assuntos pesados… mas isso está longe de ser uma regra. Alguns filmes de animação não se intimidam e baseiam suas tramas em acontecimentos bastante trágicos, criando cenas que colocam tanto as crianças quanto os adultos para se debulhar em lágrimas. Confira cinco exemplos (e com certeza essa lista renderia uma parte 2):

(ATENÇÃO: spoilers dos filmes a seguir)

“Bambi” (1942)

bambi
Imagem: reprodução/Music Mundial

“Bambi” começa com o Bambi bebê e parece que vai ser um dos filmes mais fofos da Disney até a cena traumatizante em que a mãe do animalzinho é morta por caçadores. Ver o pequeno Bambi em busca de sua mãe no meio de uma nevasca é de partir o coração de qualquer um, mas o filme ainda consegue trazer de volta um tom de otimismo quando vemos Bambi crescendo e aprendendo mais sobre a vida na floresta.

“Up: Altas Aventuras” (2009)

A sequência de abertura dessa animação prova que você nem sempre precisa de diálogos para despedaçar o seu público. É muito triste ver a morte de Ellie sem conseguir realizar seu sonho de conhecer o Paraíso das Cachoeiras, mas o filme explica bem que a morte é uma parte normal da vida e que precisamos seguir em frente valorizando as boas experiências que já vivemos.

“Todos os Cães Merecem o Céu” (1989)

todos os cães merecem o céu
Imagem: reprodução/Meu Cinema

Logo no começo do filme, o pastor alemão Charlie é atropelado por causa de uma armação e vai para o Paraíso, onde precisa encontrar um jeito de voltar para a Terra. O longa pode até retomar um tom mais otimista ao longo da trama, mas esse início consegue deprimir muitos espectadores, principalmente os que têm cachorro em casa. 

“O Rei Leão” (1994)

A morte de Mufasa já é um dos momentos mais marcantes não apenas de animações, mas do cinema como um todo. A tragédia que acontece na vida de Simba não é apenas um momento triste, mas modifica toda a sua trajetória e dita a história do filme. 

“Túmulo dos Vagalumes” (1988)

túmulo dos vagalumes
Imagem: reprodução/Letterboxd

Se você estava achando a lista muito “leve”, então agora decidimos pegar pesado. “Túmulos dos Vagalumes” retrata uma tragédia da vida real, com a trama mostrando os impactos da Segunda Guerra Mundial na vida de dois irmãos órfãos japoneses.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.