Filme vencedor do Oscar é acusado de plágio

Os Rejeitados” (2023), que foi indicado a cinco categorias no Oscar 2024 e levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Da’Vine Joy Randolph, está sendo acusado de plágio. No início de janeiro, o roteirista Simon Stephenson (“Luca”) entrou em contato com o sindicato dos roteiristas de Hollywood acusando o roteiro do filme de ter plagiado “Frisco”, um roteiro que ele escreveu há alguns anos.

Apesar de nunca ter virado filme, o roteiro de “Frisco” chamou a atenção da indústria ao ser escolhido para a famosa “Black List”, uma lista anual que reúne os melhores roteiros não produzidos de Hollywood. Vários roteiros dessa lista já foram parar nas telonas, como “A Chegada” (2016), “A Rede Social” (2010) e “Juno” (2007).

“Frisco” é sobre um pediatra de meia-idade que fica preso cuidando de um jovem de 15 anos, enquanto “Os Rejeitados” é sobre um professor de internato de meia-idade que é obrigado a cuidar de um jovem de 15 anos.

O roteiro de “Os Rejeitados”, escrito por David Hemingson (“Whiskey Cavalier: Jogo de Espiões”), foi divulgado como uma história original, sendo inclusive indicado a Melhor Roteiro Original no Oscar.

O que torna a acusação de plágio ainda mais crível é que o diretor de “Os Rejeitados”, Alexander Payne, teve o roteiro de “Frisco” em mãos em 2013 e 2019. A Variety teve acesso a trocas de emails entre figurões de Hollywood afirmando que Payne tinha chegado a ler o roteiro – tudo isso, antes de começar a produzir “Os Rejeitados”.

“Por “totalidade significativa” quero dizer literalmente tudo – história, personagens, estrutura, cenas, diálogos, a coisa toda. Algumas delas são simplesmente insanamente descaradas: muitas das cenas mais importantes são efetivamente inalteradas e até permanecem visivelmente idênticas no layout da página”, afirmou Stephenson em sua reclamação para o WGA.

De acordo com os emails obtidos pela Variety, o sindicato não pretende tomar medidas contra Hemingson e Payne, e aconselhou Stephenson a entrar com um processo na Justiça.

“Os Rejeiados”

“Do premiado diretor Alexander Payne, ‘Os Rejeitados’ acompanha a desventura de um professor mal-humorado (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles – um encrenqueiro magoado e muito inteligente (o estreante Dominic Sessa) – e com a cozinheira-chefe da escola, que acabou de perder um filho no Vietnã (Da’Vine Joy Randolph)” (sinopse da Universal Pictures).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.