Fábrica de carne? Documentário falso deixa público apavorado

A função principal dos documentários é informar a audiência interessada de certo assunto ou problema. Mas um novo subgênero dentro dos documentários pode causar ainda mais visualizações e respostas do público, o documentário falso, ou em inglês: mocumentary.

Nesta segunda-feira, o Channel 4 da BBC na Inglaterra provou esse ponto ao exibir o documentário falso “The British Meat Miracle” (ou “O Milagre da Carne Britânica”), que visitava a empresa de carne Good Harvest, que de acordo com o documentário, produz carne humana e a vende para a população.

Documentário falso sobre produção de carne humana choca internautas

Apresentado por Gregg Wallace, que também apresenta a versão inglesa do programa “MasterChef”, o documentário falso visita as instalações da fábrica que supostamente produz carne a partir de doações de seres humanos voluntários.

“The British Meat Miracle” não foi exibido com aviso de ser ficcional, e muitos telespectadores ficaram chocados. O documentário tinha uma tarefa bem clara: apresentar de maneira bem humorada e espirituosa a situação econômica na Inglaterra nos últimos meses, em que populações menos favorecidas têm tido problemas para se alimentar bem. 

Diante da recepção repudiada da audiência nas redes sociais, um representante do Channel 4 escreveu “Este falso documentário é um comentário espirituoso, mas intrigante, sobre as medidas extremas que algumas pessoas estão tendo que tomar para se manter em nossa sociedade durante a crise do custo de vida” (via Hugo Gloss). 

O documentário ainda entrevista uma senhora que “vendeu” sua perna para a empresa Good Harvest para conseguir pagar dois meses de energia elétrica de sua casa. Wallace e o time de documentaristas ainda vão longe: apresentam o “bife premium” que é colhido de crianças saudáveis, bem descansadas e bem alimentadas.

Internautas, chocados, não demoraram a fazer a ligação entre o documentário exibido pela BBC e a série de ficção científica da Netflix, “Black Mirror,” que frequentemente aponta questões sociais em seus episódios em formato de sátira e crítica. 

“Acabei de assistir o final de uma merda bizarra estilo black mirror do Gregg Wallace ‘o milagre da carne britânica’ em que uma mulher assustada estava tendo sua carne colhida para pagar pelas contas de energia. Com certeza não pode ter sido real? Com certeza? É impossível saber hoje em dia”
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.